Identifique um cão desnutrido
A desnutrição canina tem uma série de possíveis causas, como negligência, doença intestinal ou deformidades congênitas – como um maxilar muito curto que impede o animal de comer, ou um problema de traqueia. É necessário que os proprietários estejam sempre atentos à alimentação e saúde do animal. Dependendo da gravidade da desnutrição, pode levar até a morte do dele. O Almanaque Pet
ensina como identificar um cão que está desnutrido.
Costelas facilmente palpáveis e visíveis
Nesse grau, o cão está abaixo do peso, mas não necessariamente doente. Você consegue enxergar o topo das vértebras lombares. Os ossos pélvicos começam a ficar visíveis e a cintura e abdome não têm gordura. Uma reentrância abdominal fica evidente.
Costelas, vértebras e ossos pélvicos facilmente visíveis
Nesse estágio o cão já está com desnutrição. É necessário atenção e cuidado especiais. O cão já não apresenta mais gordura palpável. Algumas saliências por causa dos ossos podem estar visíveis. Já há uma perda, ainda que pequena, de massa muscular.
Costelas, vértebras lombares, ossos pélvicos e saliências ósseas visíveis a distância
Quando o cão já apresenta esse quadro, é necessário agir com urgência. Há ausência total de gordura corporal, perda evidente de massa muscular.
Cachorros nesse grau de desnutrição precisam de cuidados veterinários, medicamentos e atenção especial.