Castre o seu cão. É importante

Ninhada-gigante

Diariamente, milhares de bichos são abandonados e mortos, porque não existem lares suficientes para todos. Em média, uma cadela pode gerar cerca de 65 mil filhotes, em seis anos. Machos não castrados podem gerar milhões de descendentes durante a vida toda. Ainda hoje, existem pessoas com preconceito na esterilização de animais. A castração é importante. Quando você castra um animal, você salva outras vidas. Por isso, além de um ato de amor, castrar também é um ato de responsabilidade. O Agenda Pet listou 10 motivos para você castrar o seu animal.

1. Diminuição da prevalência de neoplasias (câncer) em fêmeas

Fêmeas castradas possuem menos chances de desenvolver tumores de mama.

Pesquisas científicas idôneas comprovam que fêmeas castradas têm menor probabilidade de desenvolver tumores nas glândulas mamárias, quando comparadas às fêmeas que não foram castradas. A prática da castração diminui as chances de aparecimento da doença praticamente a zero. Este tipo de tumor é muito comum em fêmeas idosas que não foram castradas.

2. O hábito de urinar pela casa diminui, no caso dos machos

Cães castrados não precisam demarcar território e fazer xixi pela casa.

Se você está cansado de brigar com seu cão porque ele faz xixi pela casa inteira, saiba que ao castrar o seu macho ele não terá a necessidade de sair demarcando seu território, urinando pela casa.

3. O risco de fugas para a rua em machos é muito menor

Os cães perdem o instinto de sair à rua, atrás de fêmeas no cio.

No caso do macho, quando há a castração, o risco de fugir para ir atrás de uma parceira em cio se reduz a, praticamente, zero. Assim, eles podem fugir apenas para brincar com outro animal ou se verem uma pessoa, diminuindo os casos em que vão querer sair de casa.

4. O cuidado com a dieta em animais castrados é simples

Com um controle da alimentação, as chances de seu pet ficar obeso são minimizadas.

Existem diversas formulações de ração no mercado, específicas para animais castrados, minimizando o risco de obesidade pós-castração. A prática de exercícios (caminhar, por exemplo), além de ser um hábito saudável e que os pets adoram, ajuda a controlar o excesso de peso.

Um grande mito por parte das pessoas que serve de justificativa aos donos de animais que não castram seus cachorros é o fato da castração engordar. O que é preciso entender é que a castração não engorda por si só, o que ocorre é que o animal pode ficar mais sedentário, pois acaba ficando mais calmo. Neste caso, é importante continuar incentivando as atividades físicas do mesmo, pois os exercícios espontâneos vão diminuir.

Por isso, é importante esclarecer ao proprietário essa questão, para evitar que o mesmo acredite que “apenas a cirurgia” irá engordar o seu cão.

5. Elimina o “constrangimento” com as visitas

Não haverá mais cachorros agarrando a perna das visitas.

Você já passou pela situação em que o cachorro agarra a perna de uma pessoa que foi te visitar em casa e não solta mais? Pois com a castração, você elimina este risco, pois os hormônios que desencadeiam este tipo de comportamento não são mais produzidos após a cirurgia. Isto faz com que você não precise mais passar por estes constrangimentos na presença de amigos e parentes.

6. Os machos também têm menos risco de desenvolver tumores

A castração evita a ocorrência de desenvolvimento de tumores nos testículos e minimiza os riscos de desenvolvimento de tumores de próstata, nos machos.

Animais machos, se castrados, têm uma evidente diminuição no risco de desenvolvimento de tumores na próstata, bem como, pela retirada dos testículos, durante o procedimento, anulam a possibilidade de desenvolvimento de tumores, nos mesmos.

7. Evita filhotes indesejáveis

Não haverá aquela ninhada de filhotinhos para cuidar e ter que dar depois.

Filhotinhos são muito divertidos e bonitinhos, mas dão trabalho e geram despesa. Isto é mais grave, quando se trata de uma ninhada não desejada ou quando acontece com animais que vivem soltos na rua. Desta forma, melhor do que ter que doar os filhotes toda vez que a fêmea der cria, evite os filhotes por meio da castração.

8. Facilita os passeios

Os cães não ficarão correndo atrás das fêmeas ou fazendo xixi para todo lado, tornando o passeio mais calmo.

Quem já tentou passear com seu cão e não conseguiu ter sossego porque ele não parava ir atrás de outros animais sabe como é desanimador isso. Quando castrado, o cachorro vai passear tranquilamente sem necessidade de demarcar territórios ou correr atrás de fêmeas. Fica muito mais fácil passear sem que ele fique te puxando o tempo todo.

9. Não afeta os demais instintos do animal

Em nada vai alterar o comportamento e os instintos do animal.

Não é porque ele não vai mais pensar em se reproduzir que ele ficará bravo, entediado ou não será um bom companheiro. Ao contrário, eles ficarão ainda mais dóceis e vão querer ficar perto dos donos. A cirurgia em nada vai alterar seus instintos de cão, como para proteger a casa, por exemplo.

10. Sai muito mais barato

Compensa mais pagar uma cirurgia do que gastar com ninhadas indesejáveis e tratamentos de doenças diversas.

Se mesmo depois de todas estas justificativas você ainda não se convenceu, que tal pensar no seu bolso? Quando você paga uma cirurgia (que pode custar em torno de R$70 a R$100), está evitando gastos com filhotes indesejáveis, tratamentos contra diversas doenças e até mesmo tempo para limpar o xixi do cachorro de casa. Viu como compensa muito mais para o seu bolso além de fazer bem à saúde do animal?

caes_castracao02_thumb211-1024x676

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *