Cuidados com os cães
Seres humanos e cães vivem juntos há mais de 10 mil anos. Os cães têm sido utilizados para companhia, guarda, pastoreio, guia de cegos e também na assistência de pessoas com outras dificuldades físicas e psicológicas.
Antes de comprar um cão, seja qual for o tamanho, cor ou tipo escolhido, pense em adotar um, pois há muitos à espera de um lar nas entidades de proteção animal. Lembre-se de que ele irá necessitar de cuidados durante toda a sua vida, que pode durar mais de 15 anos. Por isso, a responsabilidade por esse cachorro é sua.
Jamais abandone um animal.
Como cuidar do seu cão
Para que o seu cachorro tenha uma vida saudável e feliz, ele precisa de:
- Uma dieta balanceada
- Cuidados veterinários
- Exercícios
- Companhia
Onde vive seu cão
Cães que vivem do lado de fora das casas precisam de um local seguro para se abrigar contra a chuva, o frio e o sol em excesso. Não se esqueça que cães gostam de camas confortáveis.
Caso o seu cão precise ficar temporariamente preso, use um fio bem comprido. Correntes fixadas no chão podem se embolar ao redor do corpo do seu cão.
Alimento e água
Cães necessitam de uma dieta balanceada com proteínas e fibras. Restos de comida não são suficientes para manter o peso adequado e músculos fortes. Ossos afiados podem ser perigosos, pois podem ficar presos na garganta e causar problemas quando ingeridos.
Água fresca deve ser oferecida diariamente numa vasilha sempre limpa. Nunca deixe seu cão com sede.
Exercícios
Cães que não devem ficar permanente presos. Eles devem ser socializados, isto é, ter contato com outras pessoas e outros animais para não se tornarem agressivos. Caminhadas diárias e brincadeiras vão deixar seu cão alerta, ativo e alegre. Um cão entediado pode latir excessivamente, incomodando a vizinhança.
Ao leva-lo à rua, sempre com coleira e guia, recolha as fezes dele.
Higiene
Um cão mal cuidado pode apresentar vermes, carrapatos, pulgas ou piolhos. Por isso, mantenha seu cachorro sempre limpo, assim como a área onde ele vive.
Vacinações
Cães devem ser vacinados contra as principais doenças caninas e contra Raiva. A vacinação além de prevenir doenças, reduz o risco de infecções em outros animais.
Escovação
A escovação regular ajuda a manter seu cão limpo e a pelagem livre de nós, além de ser uma boa oportunidade para ver a presença de parasitas externos. A escovação frequente acostuma seu cachorro a ser manuseado.
Reprodução
Todos os anos, centenas de milhares de cães sofrem eutanásia porque não há lares suficientes para eles. As cadelas podem gerar muitos filhotes por ano. Em seis anos, um casal de cães e seus descendentes podem gerar 67 mil animais.
Devido às repetidas gestações e cuidados com as crias, as cadelas ficam com a saúde comprometida. Cadelas gestantes e lactantes precisam de reforço na alimentação. Filhotes mamam aproximadamente até a terceira semana de vida, quando então começam gradualmente e se alimentar também de ração.
As cadelas naturalmente protegem seus filhotes e devemos proporcionar-lhes um ambiente sossegado. Para prevenir ninhadas indesejadas, submeta seus cães à esterilização cirúrgica – um procedimento realizado pelo médico veterinário.
Esterilização cirúrgica
A modernização de equipamentos e o surgimento de novas drogas tomam a cirurgia, sob anestesia geral, segura, indolor e de recuperação mais rápido. As cadelas não precisam ter uma ninhada antes de serem submetidas à esterilização cirúrgica.
A castração realizada precocemente, em machos e fêmeas, a partir de dois meses de vida, é recomendada atualmente. Uma vez submetida à esterilização cirúrgica, sua cadela não entrará mais no cio e os machos ficarão longe dela. O risco de surgimento mamário será reduzido. Submeter os machos à castração diminui a ocorrência de hiperplasia de próstata e melhora o comportamento, também reduz fugas, brigas e a marcação de urina.
Consulte o veterinário periodicamente
Lembre-se que o veterinário pode lhe dar informações sobre:
- Dieta
- Adestramento
- Tratamento contra vermes e parasitas
- Vacinação
- Esterilização cirúrgica
- Outros assuntos ligados à saúde do seu cão
Fonte: World Society for the Protection of Animais (WSPA)
Leia também: