Como dar ‘banho seco’ no seu cão

24_banho_a_seco_01

Em tempos de crise hídrica e reservatórios secos é importante racionalizar ao máximo o uso da água. Quem sai ganhando são os animais que detestam tomar banho, mas com alguns ingredientes não tóxicos é possível dar um banho seco nos cachorros com apenas um litro de água. 

Limpeza de animais

Essa é a receita mais simples, para fazê-la são necessários três itens:

– 1 litro de água

– ½ copo de vinagre de álcool

– 1 colher (sopa) de bicarbonato sódio

Misture os três líquidos em uma vasilha, molhe um pano macio na composição e torça-o para que ele fique apenas úmido na hora de passar no animal. Repita sempre essa sequência.

O vinagre será responsável por tirar cheiros e dar brilho ao pelo, assim como o bicarbonato que também ajuda a tirar certos odores. Se o animal estiver muito fedido, você pode encharcar o pano e secar bem o animal depois.

Limpeza do ambiente

– 1 litro de água

– ½ copo de vinagre de álcool

– 1 colher (sopa) de bicarbonato sódio

– ¼ copo de álcool

– 1 colher (sopa) de amaciante

Misture os ingredientes em um recipiente grande, uma vez que o vinagre e o bicarbonato efervescem quando são usados juntos. Depois você pode colocar o líquido em um frasco menor.

A composição pode ser borrifada sobre tecidos em geral: sofás, almofadas, camas de cachorro, cortinas, travesseiros, cobertores, roupas. Ele tira o mau cheiro e ainda deixa com o perfume do amaciante.

A solução também limpa carpetes, mofo de roupas, interior de armários, estofados e teto do carro, principalmente para quem fuma no carro, e tira cheiro de chulé dos tênis. Além disso, ele pode ser usado para lavar um tecido, no caso de uma limpeza mais profunda, sem medo de estragá-lo.

O liquido pode ser usado até mesmo como aromatizador de ambiente, bastar substituir o amaciante por gotinhas de essência.

Dica: Não exagere em nenhum dos principais ingredientes. Muito bicarbonato deixará resíduos, se usar muito amaciante ficará um pouco seboso e vinagre em excesso emite muito odor.

Retirado: Ciclo Vivo e Catraca Livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *