Como dar banho no cachorro
Você sabia que pode começar a dar banho no seu cão à partir de 45 dias de idade? O banho pode ser dado semanalmente, mas a frequência irá depender da raça e da tolerância do animal. Se ele começar a apresentar muitos problemas de pelagem ou pele, você deve diminuir a quantidade dos banhos. A temperatura jamais pode estar quente demais. Nunca banhe um filhote novo em dias extremamente frios. Há veterinários que indicam o primeiro banho quando com mais idade.
Mas você sabe como dar banho no seu cachorro? Que tal aproveitar este verão para aprender a fazer isso. Confira as dicas do portal Web Animal de como deixar o seu cão igual quando ele sai do pet-shop.
Você precisará ter em mãos toalha, shampoo –existem vários tipos e marcas no mercado. Escolha o tipo de acordo com a cor da pelagem do seu animal ou a necessidade. Existem produtos clareadores para pelagem branca, outros específicos para pelagem escura, shampoos antialérgicos e antipulgas. Evite usar shampoos humanos, pois eles podem causar alergias no cão –, condicionador – indispensável para cães com pelagem longa. Existem shampoos 2 em 1 que dispensam o uso do condicionador –, algodão, cortador de unhas, pente de metal, pente para desembolar a pelagem, escova de arame, perfume em spray (para animais).
1º passo: Proteja os ouvidos com chumaços de algodão
Antes de começar o banho é importante a proteção dos ouvidos. Coloque chumaços de algodão para que a água não entre e cause otite.
Se o seu animal tiver pelagem longa, escove-o muito bem e procure investigar possíveis nós na pelagem. Se existirem, tente removê-los com um pente especial. Cuidado: se você puxar os nós excessivamente irá machucar a pele do seu animal, causando feridas. Os nós mais difíceis devem ser deixados para a aplicação do condicionador.
Antes de começar, você pode cortar as unhas do seu cão. Mas só faça isso se estiver orientado pelo veterinário e souber como fazer. Do contrário, você machucará seu animal e as unhas poderão sangrar muito.
2º passo: Molhar a pelagem começando da cabeça
Use água morna para banhar seu animal. Água fria pode ser usada no verão. A água muito quente pode queimar a pele e deixá-lo desconfortável durante o banho. A temperatura elevada também pode retirar a gordura que protege superficialmente seu cão e torná-lo predisposto às doenças de pele.
Comece molhando a cabeça e pescoço (isso impedirá que eventuais pulgas subam para esses pontos, onde é mais difícil removê-las). Depois de molhado, use sabão de coco, em barra, para ensaboar e retirar toda a sujeira. Use uma escova plástica para que o sabão chegue até a pele. Ensaboe quantas vezes for necessário, até que a água saia limpa.
3º passo: Não esquecer de manter o animal preso durante o banho
Depois de retirada a sujeira, use o shampoo. Deixe agir por alguns segundos, enxágue bem e use o condicionador, principalmente nas franjas e nós – para cães de pelagem longa.
4º passo: Escovar os dentes com escova de cerdas macias
Enquanto seu cão está “de molho” no shampoo ou condicionador, feche o chuveiro e aproveite para escovar os dentes dele. Existem escovas especiais para cães, mas você pode usar uma escova infantil com cerdas extra macias.
Alguns cães não toleram a escovação. Se for o caso do seu animal, desista antes que um dos dois saia machucado. Cuidar da higiene bucal é muito importante pois evitará a perda precoce dos dentes.
5º passo: Retire o excesso de água
Enxague o animal abundantemente para retirar todos os resíduos. Deixe que ele chacoalhe várias vezes, pois isso facilitará a secagem.
Depois de secar bem com a toalha, os petshops usam o soprador, um aparelho que lança um forte jato de ar frio sobre a pelagem, expulsando toda a água retida. Isso diminui em muito o tempo de uso do secador. Na falta do soprador, capriche na secagem com a toalha, assim você gasta menos energia elétrica e tempo com o secador.
6º passo: Secador e escova
Seque a pelagem com o secador. É claro que os petshops usam secadores profissionais, muito potentes. Se você não tiver um bom secador em casa, terá um grande trabalho e um enorme gasto de energia. Jamais use o secador muito quente ou próximo à pele do animal, isso poderá causar queimaduras.
Para secar animais de pelagem longa, deve-se usar a escova de arame. Escove os pelos em todos os sentidos. Não esqueça de secar as patas e entre os dedos. Se quiser deixar o animal secar ao ar livre, faça isso somente se o dia estiver muito quente e ele tiver pelagem curta, do contrário ele ficará com o pelo cheio de nós e com um cheiro bastante desagradável, o tal de cachorro molhado.
Não se esqueça também que se você soltar seu cachorro molhado no jardim, ele vai querer se secar na grama ou na terra. Vai começar a correr e se esfregar no chão. O resultado é que ele ficará mais sujo do que antes do banho. Uma boa dica é leva-lo passear enquanto ele se seca.
7º passo: Finalização
Limpe os ouvidos com algodão umedecido em álcool. Passe um perfume específico para animais, evitando a região do focinho.
Caso queira aplicar algum produto antipulgas em gotas ou spray, faça isso no dia seguinte ao banho, quando pele e pelagem estarão 100% secos.