O que fazer em uma briga entre cães
As brigas entre dois cães podem ser desde uma brincadeira forte para querer se impor ou demonstrar quem é o líder, mas pode ser também confrontos realmente sérios que podem lesionar gravemente qualquer dos dois animais.
Para separar uma briga existem técnicas a serem aplicadas e algumas atitudes que jamais devem ser postas em prática.
Para começar, se for uma briga leve não intervenha, pois tudo se resolverá rapidamente. Você pode chamar o seu cão e pedir ao dono do outro animal (caso haja) que afaste também o dele.
O que fazer quando são brigas realmente violentas? Primeiro, tenha em consideração o que nunca deve ser feito em uma briga de cães:
- Jamais bata em algum dos dois cães com um pau ou qualquer outro objeto;
- Nunca agarre o seu cão pelo pescoço, pois na confusão eles poderiam morder sua mão e ferir gravemente;
- Também não convém grita. O grito só aumenta a agressividade do momento, estimulando mais o cão que ataca.
A forma adequada de atuar quando dois cães brigarem é separá-los arrastando-os pelas patas traseiras com a ajuda de outra pessoa. Simplesmente, segure ambas as patas com força e separe o cão, a outra pessoa deverá fazer o mesmo com o outro cão. Esse movimento mantém você afastado das mandíbulas do animal e, ao mesmo tempo, faz com que se afastem, acalmando os ânimos. Lembre-se que, se o cão for muito grande, deve fazê-lo com firmeza e força, sem soltar o animal.
Se não houver mais ninguém no local para ajudá-lo a separar os cães, você deverá fazer este movimento com o animal mais agressivo e perigoso, afastando-o do mais fraco. Se o contrário for feito, você estará deixando o fraco à mercê do cão agressivo, arriscando sua vida e expondo-se a uma lesão grave.
Imagine que você não tenha força para controlar o cão, ou simplesmente não quer correr o risco. Nesse caso, uma excelente técnica para separar dois cães que brigam é segurar a coleira de seu cão e começar a girá-la de forma circular como se fossem as hélices de um helicóptero o mais perto possível de ambos os cães, ou seja, em seu campo de visão. O movimento assustará aos animais e fará com que se separem. Em seguida, deverá mantê-los afastados, o melhor é tirar o seu cão do local.
Se seu cão sair ferido da briga, você deverá levá-lo a um veterinário o quanto antes para avaliar os ferimentos, pois poderá estar com lesões sérias. Se você sofreu uma lesão, vá até um pronto-socorro.