Você sabe quando seu cão está doente?
Às vezes, os cães ficam mais cabisbaixos e amuados, mas nem sempre eles estão doentes. É difícil saber se um cão está realmente mau, afinal, eles não falam. A notícia boa é que não é impossível saber se seu cão está ou não doente. O Mundo do Cachorro publicou algumas dicas para saber se seu cão está doente.
Olhos:
Você deve começar a analisar o seu bicho de estimação pelos olhos. Neles, não devem conter secreção e inchaço, devendo estar claros e brilhantes. Abaixando a pálpebra inferior é preciso que você veja se a parte interna está rosada, caso não esteja, saiba que pode ser sinal de anemia. Verifique também se o seu animal conta com manchas brancas ou embaçamento na parte escura dos olhos.
Orelhas:
É preciso você examine tanto a parte interna quanto aparte externa, verificando se há ou não falhas ou crostas nos pelos, o que pode indicar a presença de sarna e de ácaros. É interessante lembrar que um ouvido sadio não sofre com odores e nem secreção, e ao notar um cheiro nada agradável ou algum tipo de secreção, é preciso limpar o ouvido com medicamentos específicos com o auxílio de algodão.
Focinho:
Normalmente, o focinho deve estar frio e úmido, sem secreção exceto em dias quentes, dias em que o animal pode transpirar pelo focinho. Muitos proprietários acreditam que focinho quente e seco, significa que o cão mesmo está com febre, e isso não passa de engano. Quando o animal está com febre, além de ter o focinho quente e seco, ele perde o apetite, por exemplo.
Boca:
Levante os lábios e analise a boca por completa, verificando a gengiva, a qual deve estar com aparência rosada e sem palidez, caso contrário, este poderá ser sinal de anemia.
Pelagem:
Veja se há falhas no pelo e se o seu animal de estimação coça demais. Isso pode ser sinal de pulgas e carrapatos.
Patas:
Procure por parasitas nas patas, além de certificar de que não há machucados e feridas tanto na parte dorsal quanto na ventral, nas laterais e entre os dedos.