Tenha um animal doador de sangue

10409744_765101396854935_846329735631983336_nVocê sabia que seu cão pode salvar uma vida? Sabia que ele pode ser doador de sangue?

Pois é, doar sangue não é um ato exclusivo para humanos.

Para um cachorro ser doador de sangue é necessário seguir algumas regras:

É importante que ele esteja em boas condições de saúde. O doador precisa ser de porte grande. O cão deve pesar no mínimo 25 quilos. O doador deve ter entre 1 a 8 anos de idade. Ele não pode ter sofrido cirurgia nos últimos dois meses. Se for macho, o cão não pode ter doado sangue nos últimos dois meses e, se for fêmea não pode ter doado sangue nos últimos três meses. A cadela não pode estar grávida.

Para doar, os cachorros não precisam de jejum nem ser sedados.

A coleta é feita pela veia jugular dos animais e vai para a bolsa de coleta, a mesma usada com os seres humanos, onde podem ser armazenados cerca de 450 ml de sangue.

Os cães têm 13 grupos sanguíneos. O sangue pode ser usado por raças diferentes após um teste de compatibilidade. A doação dura cerca de dez minutos.

Pensando na importância do tema, um grupo de jovens estudantes de publicidade, de Porto Alegre, criou a campanha ‘Salve um amigo de 4 patas’. O objetivo é pedir das autoridades a reativação de um banco de sangue acessível para animais e conscientizar as pessoas de como é importante um cão ser doador. Assista e se emocione com o vídeo:

#salveumamigo #amigode4patas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *