Vacinas essenciais para os cães

doctor-dogA primeira coisa com que você deve se preocupar quando leva para casa um cachorro é com a vacinação. Existem muitas doenças que são comuns, mas se seu cão estiver vacinado, ele estará protegido. Pensando em alertar e informar sobre a importância de vacinar o seu animal corretamente, o blog Almanaque Pet publicou um post com as principais vacinas que todos os filhotes devem ser tomar a partir dos 45 dias.

As vacinas mais importantes segundo ela são a V8 ou V10, e a raiva – lembrando que a vacina antirrábica é obrigatória por lei. “Muitos donos de cães não sabem da importância das vacinais para doenças virais”, adverte a veterinária do Pet Center Marginal, Karina Mussolino Saqueli. “Ter a vacinação em dia é muito benéfico para a vida do seu cão.”

Antirrábica
Esta vacina é obrigatória por lei. Ela previne o animal do vírus infeccioso da raiva. O animal deve tomar a dose única da vacina anualmente.

V8 ou V10
As vacinas múltiplas (V8 ou V10) são essenciais para a saúde do seu cão. Elas protegem seu animalzinho contra uma série de doenças muito graves, das quais você nunca vai ouvir falar até seu pet parar no veterinário muito doente: cinomose, parvovirose, coronavírus, influenza, adenovírus e hepatite infecciosa, leptospirose (leptospirose canicola e leptospirose icterohaemorrhagia). Para não ter que aprender essas palavras na pior circunstância possível, vacine. No caso da V10, ela protege contra dois vírus a mais: a leptospirose grippotyphosa e leptospirose pomona. Mas essas não possuem registros de casos no Brasil. Para que a vacina faça efeito, é necessário dar duas doses, com intervalos de 21 dias entre elas. Repita o mesmo procedimento uma vez por ano.

A veterinária lembra que algumas dessas doenças, como cinomose e parvovirose, são comuns e perigosas. “Hoje em dia, é muito mais fácil o cão ter contato com a cinomose ou com a parvovirose do que com a raiva”, alerta. Por isso, é extremamente importante que o cão tenha essa vacina.

Leptospirose
Tanto na V8 quanto na V10, existe proteção contra mais de um tipo de lepstopirose. No entanto, se cão estará protegido só durante seis meses. Ao contrário de todas as outras doenças que a vacina combate, a leptospirose é diferente. Por isso, é recomendado que você vacine o seu cão com a V8 ou V10 e, depois de seis meses, repita a dose apenas contra leptospirose.

Giárdia
A giárdia é um protozoário microscópico que parasita o intestino dos cães e, inclusive de seres humanos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou a giardíase uma zoonose – ou seja, doença de animais que pode ser transmitida para o ser humano – em 1979. A vacina completa é feita em duas doses, com intervalo de 30 dias. É necessária a reposição anual. “Quem tem criança em casa precisa vacinar o cão contra giárdia para ficar mais sossegado”, avisa Karina.

Alergias
Alguns cães possuem reações alérgicas a algumas vacinas. É muito importante redobrar a atenção com cães filhotes, que nunca foram vacinados. O cão pode começar a inchar, o focinho fica rosa e inchado.  Em volta dos olhos ficam vermelhos. É preciso tomar cuidado porque pode uma reação desse tipo pode até matar seu pet em questão de minutos. Por isso, se ele cão foi vacinado e apresenta algum desses sintomas, corra com ele para o veterinário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *