Dicas para deixar o cachorro sozinho em casa
Você sente um aperto no coração na hora de sair para trabalhar e ter que deixar seu cachorro sozinho em casa o dia todo?
Os cães são animais sociáveis e por isso, precisam de atenção e companhia. Por outro lado, nossa vida está cada vez mais corrida e cheia de compromissos. Mas, se adotar as atitudes corretas, você pode deixar seu peludo sozinho sem que ele apresente problemas de comportamento ou ansiedade de separação.
Confira algumas dicas:
1. Passeie com o cachorro antes de sair de casa
Uma bela caminhada pela manhã deixa o cão feliz, energizado e…cansado! Assim, ele vai tirar uma boa soneca quando você sair.
2. Habitue o cão a momentos de silêncio
Mesmo quando estiver em casa, promova alguns momentos de silêncio e distanciamento e nunca associe isolamento a punição. Assim, o animal vai ficar tranquilo na sua ausência.
3. Espalhe pela casa petiscos escondidos em brinquedos
Brinquedos com petiscos dentro mantêm o cão ocupado e aguça seu instinto de caça.
4. Deixe uma peça de roupa sua em um ponto estratégico da casa
Ele vai sentir seu cheiro e se sentir mais tranquilo. A tendência é que ele passe bastante tempo “tomando conta” da sua roupa.
5. Monte o cantinho do cachorro com sua caminha, água e um brinquedo ocupacional
Os chamados brinquedos educativos ajudam a passar o tempo e contribuem para o bem estar físico e mental do seu amigo, pois estimula a obediência, a coordenação motora, a memória e o raciocínio.
Fique atento para sinais de que seu cão pode estar sofrendo de ansiedade de separação:
Ele fica inquieto e choroso quando você se prepara para sair? Ele rói portas e janelas enquanto você está fora? Ele deixa de comer quando está sozinho? Os vizinhos dizem que ele uiva ou late muito na sua ausência?
Caso você observe comportamentos como estes, você deve conversar com o veterinário ou adestrador para fazer um acompanhamento mais de perto e solucionar o problema.
Retirado: Juro que não morde