Entenda o latido do seu cão
Por que os cães latem? Simples resposta, não é? Cães latem porque não falam. Cães latem, como gatos miam e como humanos falam. O que muitas pessoas não sabem é que quando cachorros latem, principalmente incessantemente, é porque eles estão se comunicando. Por isso, não adianta brigar ou agir com agressividade. Eles não entenderam o motivo da sua bronca. Que tal você entender o que cada latido representa? Não é fácil, mas o blog Almanaque Pet listou os motivos mais comuns que fazem um cachorro latir. Confira:
“Alguém está pisando em meu território”
Cachorros costumam latir quando alguém – humanos estranhos principalmente – entram no território que é do cão. Ele late para avisar o intruso que o dono do local é ele.
“Estou com medo”
Quando um cão está com medo, seja de barulhos, como fogões, rojões, trovões, ele está se sentindo desconfortável diante de alguma situação. E ele late. É quase que um pedido de ajuda. Esse latido normalmente vem acompanhado de olhos arregalados, bem inquieto, com cauda pra baixo, podem ocorrer tremores e serem intermitentes.
“Eu me sinto excluído”
Por se sentirem abandonados, cães que estão confinados ou presos em um determinando local latem. É um latido de frustração, que pode também ter alguns uivos. É preciso ter em mente que os cachorros são seres sociáveis e que não gostam de se sentir cercados ou deixados para fora.
“Estou com dor”
Se o cão late baixinho quando você encosta nele, pode ser que esteja com dor. É importante não ignorar esse sinal. Diferentemente dos humanos, os cães não sabem fingir. Por isso, nesse caso, é recomendado procurar um veterinário. No caso podem ser latidos num tom mais baixo como um chorinho. Porém, às vezes ao encostarmos nesse cão pode-se ouvir um latido agudo, como se fosse um grito e muitas vezes esses cães apresentam um olhar expressivo de dor e se mantêm mais quietos.
“Estou conversando com os outros cães”
É comum vários cachorros da vizinhança começarem a latir ao mesmo tempo. Isso só significa que eles estão conversando. Os latidos são como respostas. Nesses casos, se você começar a gritar com o seu cão para ele parar, ele irá achar que você também quer participar da conversa. Muitas vezes esses latidos podem vir até acompanhados de uivos…
“Sinto a sua falta”
Parecidos com crianças, os cães também sentem ansiedade de separação. Crianças abrem um berreiro quando os pais os deixam nas escolinhas, não é? Os cães fazem a mesma coisa. É um latido para você não ir embora. Os cães filhotes tendem a ficar mais ansiosos. Por isso, são os que mais latem.
“Sou feliz”
Normalmente, esse é o latido que ele faz quando você chega em casa. É um latido que sempre é acompanhado do rabo abanando.