Saiba como lidar com a ansiedade de separação

separacaoÉ muito comum cães demonstrarem irritabilidade, desespero e até depressão quando são submetidos a situações em que ficam afastados dos donos. Alguns latem, outros destroem coisas e em certos casos eles até se machucam. Este problema é nomeado por especialistas de ansiedade de separação, e pode ser solucionado se o dono souber como manejar os sentimentos de seu companheiro oferecendo estímulos positivos.

Como deixar o seu cão sozinho

Liberdade

Proporcione independência na rotina para segurança emocional do cão. Eles precisam se acostumar no dia a dia a terem atividades sozinhos, sem o dono. Assim o animal irá desenvolver as capacidades exploratórias dele. Isso faz bem tanto para o cachorro quanto para o dono.

Use o comando “fica”

O cão deve ser acostumado a ausências temporárias por meio do comando “fica”. Se acostumar o animal a esse comando ele irá perceber que não é necessário demonstrar insatisfação, pois você vai voltar.

Evite longas despedidas

Dar carinho extra e pedir desculpas ao cão antes de sair só servirá para deixá-lo mais ansioso e propenso ao sofrimento. Na hora de sair saia e vá embora sem muito tchau.

Associe a saída a uma recompensa

Dê um brinquedo  que seu cão goste muito antes de sair e retire da posse dele assim que chegar. O acessoao brinquedo deve ser exclusivo para momentos de ausência, para que o cão atribua a sua saída a esta diversão e se sinta bem.

Dê liberdade de circulação ao cão

Permita que o animal tenha livre acesso em todos os cômodos da casa durante sua ausência. Assim, ele se sente mais calmo e seguro nos espaços de convivência comum com seu dono.

Deixe objetos com seu cheiro

Se precisar isolar o cachorro em um cômodo, deixe com ele objetos com seu cheiro para que ele associe à sua presença e se sinta calmo. Pode ser uma camiseta ou um chinelo.

Evite contextos traumatizantes

Evite que durante sua ausência seu animal seja submetido a qualquer tipo de susto, como barulhos e queda de objetos.

Ocupe seu cão

Proporcione atividades para ocupar o cão física e mentalmente. Esconda petiscos pela casa para ele procurar ou prenda-os em uma garrafa pet com pequenos furos para ele gastar tempo tentando comer.

Não chegue fazendo festa

Não dê atenção ao cão imediatamente após a chegada. Mantenha-se calmo e relaxado, tire os sapatos, vá ao banheiro, só depois dê o carinho e atenção devida ao seu companheiro. Além de ensiná-lo a respeitar seu espaço, ele vai entender que a sua saída não foi um grande problema.

Considere a possibilidade de ter outro cão

Ter um companheiro, de preferência do sexo oposto, pode ajudar seu cão passar o tempo com menos ansiedade durante sua ausência. Ambos vão se divertir bastante juntos!

Leia também:

Como deixar o seu cão sozinho

Informações retiradas do Centro de Adoção – Associação Natureza em Forma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *