Para que serve o rabo dos cachorros

poodle-300x244
A cauda de um cachorro é a continuação da coluna vertebral. Ela é formada por várias vértebras pequenas. No rabo também se encontram inúmeras terminações nervosas, é uma parte sensível do corpo do animal. Ela é um importante meio de comunicação entre os animais, é através da cauda que os cães demonstram as intenções. Além de ajudar no equilíbrio.

O corte da cauda já era praticado antes mesmo de as raças serem organizadas em clubes e possuírem um padrão oficial. Segundo a veterinária Silvia Parisi, da Web Animal, havia duas justificativas para a amputação. Uma era minimizar o risco de ferimentos em animais utilizados na caça, como os bracos, terriers e weimaraners, já que lesões no rabo podem causar sangramento intenso. A outra era deixar cães como rottweilers, dobermans e boxers com o aspecto “compacto” e padronizado.

Castração é importante para o seu cachorro

Atualmente, o corte do rabo em algumas raças é apenas por motivo estético e não está ligado a funcionalidade dos cães. Muitos países já aboliram já aboliram a prática de cirurgias com intuito meramente estético. No dia 19 de março de 2008, o Conselho Federal de Medicina Veterinária do Brasil proibiu os veterinários de realizarem o corte de orelha ou cordas vocais de cães para evitar que latidos.

A resolução diz que, “ficam proibidas as cirurgias consideradas desnecessárias ou que possam impedir a capacidade de expressão do comportamento natural da espécie, sendo permitidas apenas as cirurgias que atendam as indicações clínicas”. A cirurgia de corte de cauda foi desaconselhada, mas não proibida.

Leia também:

Castração é importante para o seu cachorro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *