Cinco curiosidades sobre o sono dos cães

madiba

Assim como os humanos, os cães também precisam ter boas horas de sono para recarregar as energias – tanto físicas quanto mentais. Cachorros costumam dormir dez horas, no mínimo, sem contar os cochilos – que podem durar cerca de meia hora. Mas diversos fatores podem influenciar o tempo de sono. O Almanaque Pet explica alguns motivos para a variação de sono dos cães.

Fatores que podem influenciar 
Ambientes mais silenciosos e escuros são muito mais atraentes para tirar uma boa soneca, não é? Para eles não é diferente. Quanto mais propício o lugar para dormir, mais o cão fará isso. O clima quente também pode mudar o tempo de sono do cachorro. No calor, eles cães gastam mais energia e por isso procuram mais repouso. No entanto, pode-se dizer que quanto menos atividades o animal exercer durante o dia, mais sono ele terá, pois o estilo de vida também é determinante para o sono animal. Por exemplo, no caso dos animais que passam muito tempo sozinhos em casa e distantes de movimentação e barulho, o sono tende a se estender.

Como funciona o sono 
O cão apresenta três diferentes etapas durante período de sono. A primeira chama-se ‘sono superficial’ e corresponde ao estágio em que ele fica bem quietinho, mas alerta a qualquer movimentação ou barulho. É quando eles ficam com a respiração mais profunda e ritmada. Nesse momento, a pressão sanguínea diminui, o metabolismo e a atividade cerebral, também. O ‘sono leve’ é o segundo estágio. Ele dura em torno de 10 a 20 minutos e basta um pequeno estímulo para acordar o animal. Já no terceiro ciclo, o ‘sono profundo’, a respiração torna-se irregular, rápida e superficial. Também ocorrem movimentos nas patas, músculos da face e orelhas, e em alguns casos reações como rosnar e latir.

Raças e idade
Algumas raças têm diferentes necessidades quando se trata do sono. Cães gigantes, como São Bernardo, Mastiffs, Pyrenees e Newfoundlands geralmente precisam de mais de dez horas em média por dia. Somando os cochilos, às vezes pode chegar a 18 horas de sono por dia. Já os cães de guarda tendem a ter o sono mais leve e dormir menos por sempre estarem atentos a qualquer situação. Os cães idosos e filhotes também precisam de longas horas de sonhos, cerca de 12 a 18 horas por dia.

Alimentação
Uma mudança na dieta, por exemplo, também pode deixar o cão sem energia e animação para brincar, além de um semblante cabisbaixo ao caminhar lentamente pela casa. Sendo assim, vale a pena rever se a alimentação escolhida está fornecendo os nutrientes necessários para sua espécie.

Importante
Um bom período de sono é muito importante para a saúde canina. É nesse momento em que os cães recuperam o organismo e liberam hormônios. Mas se você acha que seu cão está dormindo mais que o normal, procure um veterinário para que ele possa verificar se está tudo bem com ele, pois a sonolência além da conta – junto a sintomas como falta de disposição para passear e praticar exercícios, aumento de peso ou até ocorrência de obesidade – podem ser sinal de problemas cardíacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *