Castração é importante para o seu amigo

Sabia que quando você castra um animal, você não só está ajudando no controle populacional de cães e gatos, mas também na diminuição do abandono desses animais? Diariamente milhares de bichos são abandonados e mortos, porque não existem lares suficientes para todos. Para se ter uma ideia do problema: uma cadela têm dois períodos férteis, o cio, por ano. Em média, essa cadela pode gerar cerca de 65 mil filhotes, em seis anos. Machos não castrados podem gerar milhões de descendentes durante a vida toda. Mas ainda hoje, existem pessoas com preconceito na esterilização de animais. Por isso, o Arca Brasil publicou as principais dúvidas e respostas sobre castração.

O que é a castração?

É uma cirurgia feita por veterinários em animais machos e fêmeas. A castração serve para impedir que eles se reproduzam sem controle, principalmente aqueles em situação de abandono nas ruas.

Como funciona?

Os animais tomam anestesia geral e não existe a necessidade de internação. Nas fêmeas, consiste na retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos, a retirada dos testículos. A castração pode ser feita a partir dos 2 meses de idade, mas no caso de fêmeas, o recomendado é que seja antes do primeiro cio, entre os 6 e 8 meses de vida.

Vantagens da Castração:

1 – Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama, útero, próstata e testículos.
2 – Elimina a gravidez psicológica, estado presente em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema) com produção de leite e irritabilidade excessiva.
3 – Elimina o risco do câncer dos órgãos genitais.
4 – Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais.
5 – Acaba com os latidos e uivos excessivos que ocorrem por ocasião do cio.
6 – Elimina os estados de excitação por falta de cruzamentos.
7 – Nas cadelas, elimina a inconveniente perda de sangue no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência.

Onde castrar o seu animal?

Atualmente, existem várias ONGs que barateiam o custo da esterilização. Qualquer veterinário, em tese, pode realizar a cirurgia. Você também pode se informar sobre ações de castração no órgão público responsável por animais de sua cidade ou região. No Estado de São Paulo, por exemplo, o Centro de Controle de Zoonoses é possível adotar, registrar e castrar de graça.

Leia também:

1º PS público para animais lota em 13 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *