Conheça a campanha: ‘O cão não é o vilão’
A Leishmaniose Visceral afeta animais e humanos e é considerada a principal zoonose atualmente no país, matando mais de 350 pessoas por ano.
A política pública vigente, centrada na eliminação do cão e não do mosquito vetor, tem levado à morte milhares de animais e disseminado o mal por todo o país. O impacto dessa terrível doença nas cidades endêmicas é desolador, com o aumento do abandono e dos maus-tratos de cachorros, muitos mortos em nome da saúde pública apenas por suspeitar que ele possua a doença.
A campanha ‘O cão não é vilão’ que conta com a petição ‘Prevenção é a única solução’ foi projetada e é realizadas pela ARCA Brasil, tem como objetivo amplificar e levar esclarecimentos sobre o tema da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) – principal zoonose do país e responsável pela morte de cães e humanos há mais de meio século.
Objetivos da campanha:
– Revogação da portaria Interministerial 1426/98 (proíbe o tratamento dos animais infectados ou doentes).
– Revisão do atual programa de vigilância e controle da Leishmaniose Visceral, dando ênfase ao controle do mosquito vetor.
– Proteger e defender os direitos dos animais, em particular o cão, hoje um membro da família.
Assine a petição
Para assinar é fácil. Basta clicar AQUI, ou no link (http://www.ocaonaoeovilao.org.br/Peticao/Default.aspx) , ou na imagem:
Entre no site e conheça
Para saber mais sobre a campanha ‘O Cão não é vilão’ entre no site: http://ocaonaoeovilao.org.br.
Lá, você irá conhecer as famosas que apoiam a campanha, entender mais a doença, ler o que diz a legislação e as recomendações da Organização Mundial da Saúde.