Como lidar com cães abandonados

 

abuse

cao_abandonado_sociedade_protetora_animais_racao_cachorroO comportamento de um cão é influenciado pela maneira como ele é tratado. A forma como ele reage aos estímulos e situações cotidianas também depende do tratamento. Mau comportamento não está ligado a raça, ele pode acontecer tanto em animais comprados ou adotados. Mas se tratando de animais que foram abandonados nas ruas, a maneira como eles se comportam está ligada principalmente ao seu passado, que em muitos casos trazem lembranças ruins de sofrimento, violência e inúmeros maus-tratos e negligências dos humanos.

Resgatar ou adotar animais vítimas de abandonos é um lindo gesto, mas requer paciência e compreensão. Cães que foram abandonados nas ruas podem ser mais difíceis na adaptação. Um cão pode entender errado os conceitos de carinho, respeito e bons cuidados, já que ele vivia com medo. Por isso, o cão vai exigir mais paciência do dono que terá que ensinar as novas regras da casa, e, acredite, da nova vida dele também.03_caes_abandonados_01

Adotar um animal é um gesto de amor, a sua maior recompensa será uma amizade eterna cheias de lambidas. Mas se você vai adotar um cachorro ou um gato de algum Centro de Controle de Zoonoses, de algum lar transitório ou retirá-lo das ruas, leia antes as dicas da Flavia Ferreira, do Centro de Adoção Associação Natureza em Forma, que deve ajudar a criar um ambiente agradável para ele.

Veterinário

Marque uma consulta com o um veterinário antes de levar o animal para casa. Peça para ele checar se está tudo bem. Caso ache necessário faça um exame de sangue e urina. Se você não souber nada do histórico do animal, peça a ajuda do veterinário para determinar uma idade aproximada e quais vacinas ele pode tomar e com que frequência.

Comportamento

Se o animal apresentar comportamento agressivo ou muito retraído, não deixe de pedir a ajuda de um especialista para saber lidar com essas situações. Manter o animal preso a uma coleira ou ficar o tempo todo com ele próximo a você não fará tão bem nesta nova fase.

Família

Em casa, avise os familiares que eles terão um novo membro e prepare o ambiente para o mais novo morador. Reserve um cantinho para colocar a cama, comedouro e bebedouro. Se houver crianças pequenas, ensine-as a respeitar o animal e não machucá-lo. Explique o que de não poder puxar o rabo ou bater. Por ter vindo das ruas, os animal pode ser dócil o tempo todo por estar recebendo carinho, mas cuidado, eles podem se irritar pelo simples fato de uma criança chegar perto. Por isso, a aproximação de todos deve acontecer aos poucos, até todos se conhecerem. Não deixe a criança sozinha com o animal e observe sempre onde ela coloca a mão e o que ela oferece ao animal.

Amor

Dar carinho e atenção é a melhor maneira de conquistar a confiança do animal. O que eles mais querem é ter uma vida saudável, longe de maus-tratos e sofrimentos. Perceba a reação do animal sempre que você se aproximar para dar comida, é nesse momento que você verá o quanto ele está grato pela ajuda.

petrede-cachorro-abandonado

Importante!!!

O verão é o período em que há mais abandonos de animais. Pode parecer mentira, mas muitas famílias viajam nesse período e deixam seus animais abandonados. Muitas pessoas também se desfazem de seus bichos por causa de mudanças, seja para uma menor ou para fora do país. Existem muitas outras que abandonam simplesmente por se incomodar com os latidos dos cães a noite, reclamações de vizinhos e até mesmo o desconhecimento das responsabilidades necessárias na hora dos cuidados básicos de saúde, higiene e alimentação. Há ainda aqueles que abandonam seus animais de estimação quando eles estão ficando velhos.

A velhice é a fase em que os cães mais precisam de ajuda e companhia. Os animais são parecidos com os seres humanos, se tornam ainda mais dependentes nesta fase da vida, precisando de cuidados especiais, acompanhamento médico, remédios controlados e outros cuidados. Por causa da idade, alguns animais perdem todos os dentes, sendo necessária a preparação de uma alimentação diferenciada, com rações balanceadas para a idade e o porte do animal.

Por isso, quando decidir ter um animal, saiba que ele terá uma vida e que precisará de você. Adotar também é ter responsabilidade com ele para o resto da vida dele.reuters-12jan2012-cão-1-TL

Leia também:

10 razões para não comprar um cachorro

Adote um cão adulto

Por que adotar um cão adulto 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *