CACHORRODICAS

8 razões para adotar um cão idoso

old

Adotar um cão é um momento emocionante para todos os membros da família – especialmente para as crianças. Você sabia que embora a maioria das pessoas prefira levar para casa um filhote, há excelentes vantagens na adoção de um cão adulto ou idoso? Aqui vão apenas 8 das muitas razões publicada pelo Almanaque Pet pelas quais os animais mais velhossão excelentes para as famílias.

1 – Seus temperamentos são estáveis

Uma vez que o pet atingiu a maturidade, você não vai ter as mesmas surpresas que teria ao trazer para casa um filhote de cachorro ou gato, cuja personalidade pode mudar à medida que ele cresce. Isso é um grande benefício para famílias com crianças. Existem muitas coisas que você pode ensinar a um filhote, mas algumas características próprias de seu comportamento e predisposição genética vão permanecer. Se adotar um cão adulto já sabendo que ele se dá bem com crianças, por exemplo, você sabe que não precisará se preocupar em acostumá-lo com seus filhos. Ou seja, os pets adultos são mais previsíveis!

2 – Eles são adaptáveis

Existe um ditado antigo que afirma que “não se pode ensinar truques novos a um cachorro velho”. Isso não é verdade. Esse pensamento, infelizmente, impede muitas pessoas de adotar animais mais velhos.Cães e gatos de qualquer idade podem continuar aprendendo, crescendo e expandindo o seu desenvolvimento. Animais mais velhos podem facilmente ser treinados para adotar um novo comportamento, para se ajustar a um novo ambiente.

O pensamento de que animais mais velhos não têm muita personalidade ou disposição para brincar também é um equívoco. É claro que eles não têm as mesmas explosões de energia dos filhotes. Mas eles ainda gostam de brincar com os familiares, com comportamento típico de um cão ou gato mais novo.

3 – A maioria já é treinada

Infelizmente, muitos cães e gatos são abandonados pelos próprios donos. Com isso, vários pets que estão à espera de adoção já estão acostumados a viver em uma casa. Assim, você levará para casa um animal que já tem certas habilidades: os cães já saberão obedecer a alguns comandos, enquanto os gatos já estarão treinados para usar a caixa de areia.

A melhor coisa que você pode fazer para o seu novo bichinho de estimação, seja lá qual for a sua idade, é estabelecer uma rotina para ajudá-lo a se sentir mais confortável em sua casa. Forneça uma alimentação de boa qualidade, permita que ele se exercite e não descuide da vacinação e vermifugação.

4 – Eles são pacientes

Cães mais velhos podem ser especialmente tolerantes e suaves com as crianças. Se eles tiverem artitre ou outra condição dolorosa, provavelmente não gostarão de ser empurrados, por exemplo. Mas se eles estiverem saudáveis, podem ser grandes amigos das crianças – e sem representar um perigo para elas. Mas você precisa ensinar a criança a viver e compreender a personalidade do seu pet, para que ambos sejam respeitados e amados.

5 – Eles têm uma história

Animais mais velhos têm experiência. Muitos já viveram em casas com pessoas e adotaram certas regras que provavelmente vão permanecer em sua casa. Outros sofreram maus-tratos e são tímidos e inseguros. Os abrigos costumam ter informações sobre a origem do animal, além de uma análise do comportamento do cão ou gato, antes de levá-lo para casa. Você saberá com clareza qual o perfil do seu animalzinho.

6 – Eles estão no tamanho definitivo

Um filhote de cachorro pode caber exatamente na sua casa nos primeiros meses, mas ele vai crescer até depois de completar um ano. Então ele pode já não ser tão “delicado” para rolar no chão com uma criança pequena. Ou corre o risco de derrubar um idoso, ao ter um daqueles ataques de emoção típicos dos cães. Ao se encantar com um filhote fofinho e decidir levá-lo para casa, nem todo mundo leva em conta o tamanho que ele vai ficar em pouco tempo. Levar para casa um animal de estimação adulto totalmente crescido irá assegurar que você tenha um cão sempre do mesmo tamanho e força física.

7 – Eles vão ajudar as crianças a assumir mais responsabilidades

Desempenhar um papel de cuidador pode ser extremamente gratificante para a criança, que ficará feliz ao assumir essa responsabilidade. O animal de estimação não vai necessariamente fazer o seu filho passar a arrumar o quarto do dia para a noite, mas pode certamente ajudar a criar um sentimento de autoestima e confiança emuma criança, que por sua vez vai ter a responsabilidade estimulada.

Deixar uma criança de qualquer idade participar nos cuidados de um bichinho de estimação é uma ótima maneira de construir habilidades de cuidados, pois dá a ela um sentimento de envolvimento em sua família. Dar comida ou remédio, levar o cão para uma caminhada e acompanhá-lo no veterinário são ações que contribuem para o bem-estar da família.

8 – Eles estão em seu calendário

Adotar um cão ou gato é um compromisso de longo prazo. Alguns filhotes vão viver muito tempo, até seus filhos entrarem na faculdade ou se casarem. Nem todo pai quer assumir essa responsabilidade de longo prazo, principalmente se a família nunca teve um pet. Já um animal de mais idade terá menos tempo de vida na família (infelizmente!) e pode ser uma alternativa para quem está receoso quanto ao futuro da família e sua relação com ele.

Importante!

Antes de tomar qualquer decisão, a melhor coisa que você pode fazer é se certificar de que todos na casa têm a mesma ideia e visão sobre o que esperam de um animal de estimação. Candidatos a adotar um pet terão de verificar se estão preparados para manter as condições de saúde de um animal mais velho. E isso vale também para os mais novos! Veja qual o tempo que você terá para se dedicar a um pet. E lembre-se de que uma das maiores recompensas que você terá é saber que deu ao seu bichinho de estimação uma casa maravilhosa para envelhecer!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *