O que é ser um gato?

tumblr_m1rfdnSQNb1r4zxjno1_500Os gatos estão mudando. E muito. Uma pesquisa divulgada pela BBC – a maior e mais antiga rede de rádio e TV do mundo – e pela Escola Real de Veterinária, da Universidade de Londres, mostra que nossos amados bichanos estão em um ponto decisivo da sua evolução. Eles estão mudando – e muito depressa – seu comportamento de milhares de anos para se adaptar às cidades e aos hábitos dos seres humanos do século 21. A BBC dividiu em três reportagens, e nomeou a série de ‘Relógio do Gato’, parte das conclusões dessa pesquisa, levadas ao ar em outubro, e o 6 Patas compartilha com você agora algumas das descobertas, que você pode conferir na íntegra no site da rede britânica.

Vendo como um gato

Os gatos enxergam o mundo em cores, mas elas são menos intensas e brilhantes, como se estivessem misturadas com um tom de cinza. O tom não atrapalha, principalmente porque suas pupilas são bem grandes proporcionalmente ao tamanho do corpo, o que permite que eles enxerguem em ambientes escuros. No entanto, se fossem humanos, usariam óculos para perto, porque não conseguem focar direito nada a menos de 30 centímetros. Nessa hora, entram os bigodes, que detectam aquilo que os olhos não veem.

Andando como um gato

Eles têm um esqueleto que funciona como uma mola. Eles são os ginastas do mundo animal por isso. Isso permite não só que eles escalem paredes, mas pulem em caiam silenciosamente porque esse esqueleto amortece os movimentos como um colchão interno. E as patas traseiras são molas propulsoras que o fazem saltar, como diz o ditado, como um gato.

Ouvindo como um gato

Não é novidade que um gato pode girar a orelha 180 graus – cada uma independente da outra. Mas eles também têm atrás das orelhas uma enorme quantidade de neurônios – sim, células do cérebro – que ajudam a decifrar os sons mais depressa. E eles ouvem uma frequência de sons que só perde para os morcegos – que são cegos – e empata com os ratos.

Cheirando como um gato

O olfato do gato é cem vezes melhor que o nosso. A novidade é que, além do nariz, eles têm outro órgão secreto, que fica no céu da boca que também detectam cheiros quando abrem a boca e respiram.

Leia amanhã O leão no seu colo, a segunda reportagem da série da BBC sobre os gatos, que vai falar sobre seus instintos mais marcantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *