Mudanças genéticas dos cães

Você gosta de cães ou quer ter status?

As tristes mudanças genéticas dos cães em 100 anos

Muitos gostam de cães de raça e nem sabe o que é um cão de raça. Você sabe o que é um cão padrão da raça? Você sabe de onde vem esses cães antes de gastar seu dinheiro comprando uma vidas, leia a matéria e fique por dentro das mudanças genéticas que esses cães sofreram ao longo desses 100 anos

Dobermann é uma raça de cães criada na Alemanha

O cão, Canis lúpus, é um mamífero canídeo e a milhares de anos é companheiro do homem. Ninguém te
m certeza de que animal descende o atual cão doméstico, alguns cientistas afirmam que eles descendem do lobo cinzento. O certo é que as raças caninas atuais foram criadas através da intervenção do homem. Por exemplo, a raça dobermann.

Ela foi criada na cidade de Apolda, na Alemanha, por Louis Dobermann, um cobrador de imposto. A raça é uma mistura de Pastor Alemão, Pinscher Alemão, Rottweilers, Weimar Pointer; Greyhound Inglês e Mancherter Terrier. Essas misturas lhe rendeu doenças características da raça como: Cardiomiopatias: doença no coração, Síndrome de wobbler: má formação das vértebras, Hipotiroidismo, doença de Von Willebrand, Atrofia progressiva da retina.
Pastor Alemão

O que os criadores ou até o Kennel Club não falam, é que ter cão de raça, é ter cão selecionado para ter doenças. Nenhuma dessas alterações genéticas proporcionadas pelo homem, foram benéficas para o cão. A criação de uma raça ou o padrão dela, vem para satisfazer a vaidade do homem e nunca o bem estar do cão. Veja abaixo algumas mudanças:

São Bernardo

A raça Bull Terrier antes era esguio e bonito, mas depois das modificações em sua estrutura, ele ficou com o crânio muito estranho e o corpo mais robusto. Essas intervenções humana fez com essa raça adquirisse doenças como: doenças de pele, perseguição compulsiva da cauda entre outros fatores negativos.

Bull Terrier

E o pug? Seu focinho foi ficando cada vez mais achatado, com isso desenvolveu problemas respiratórios, cardíacos, problemas na dentição e dificuldade de manter a temperatura corporal, entre outras doenças. A cauda em espiral é um defeito genético que pode levar o cão a paralisia.

Pug

Já o Dachshund, o salsinha, teve suas patas diminuídas. Seu pescoço foi alongado e seu peito projetado para fora. Não sei como esse cão consegue andar e correr. Essa raça tem problemas nas vértebras e podem ter paralisia aguda dos membros posteriores. Tem doença degenerativa do disco e problemas nas patas e acondroplasia (má formação das cartilagens).

Dachshund

O Basset Hound ficou mais alongado, as orelhas ais compridas e excesso de pele. Em consequência, ele foi acometido de várias doenças como: otite externa, doença do disco intervertebral, entrópio, ectrópio, entre outras. Imagine você passar toda sua vida tendo problemas respiratórios. Essa a sina dos cães braquicefálicos. Os cães braquicefálicos têm Estenose das Narinas, narinas mais estreitas que outros cães. Tendo alguns casos, o cão ter que passar por intervenção cirúrgica.

Basset Hound

O bull dog inglês , depois das transformações genéticas, sofre de várias doenças, como Síndrome do Cão Braquicefálico, hipertermia, dificuldade de parto, dermatite de dobra facial, Hipoplasia da Traqueia, Displasia de Cotovelo, entre outras várias doenças.

Bull dog inglês

Olhem o focinho do boxer na primeira foto e compare com a segunda. Seu focinho ficou mais achatado e arrebitado. O boxer tem propensão ao câncer, hiperplasia gengival, doença do coração. Ele também tem dificuldade de controlar a temperatura de seu corpo, por ser um cão braquicefálico.

Boxer
E você sabe de onde vem o lindo filhote do pet shop ou internet? A maioria vem das fábricas de cães, em que matrizes vivem amontoadas em gaiolas ou canis. Sem nunca chegar a conhecer o amor. São tratadas como objetos de procriação. Sem os cuidados de higiene ou saúde. São exploradas até seus corpos cansados não ter mais serventia. E quando chegam à aposentadoria, são jogadas nas ruas, para morrer a míngua. Existem centenas de cães nas ruas e abrigos de todas as cidades do Brasil esperando por um lar!

A maioria dos canis é dessa procedência, fêmeas aprisionadas, são tratados como objetos, são verdadeiras fabricas de filhotes para comercialização.

Ao comprar um de raça e com pedigree, você deve esperar comprar um com “qualidade”, superior aos outros cães, mas ledo engano. Você irá levar um cão que foi fadado a ter doenças da raça. Então que superioridade é essa? Agora, vamos a outra questão. O que leva uma pessoa gastar R$ 6 mil em um cão? Pois é, o pug com pedigree pode chegar a esse valor! E o bull dog inglês, aquele cão que é um pacote de doenças, pode chegar até R$ 10 mil.

E viva a futilidade! Esses pobres cães de raças, selecionados e modificados. Vivem suas vidas, com doenças crônicas adquiridas. E você pode está compactuando com isso. Não caia em modismo! Temos que acabar com essa exploração, com o sofrimento desses cães que passam suas vidas fechados em canis sem ter conhecido a liberdade e o amor.

Por: Adriana Carla Moura.

Não Compre ADOTE!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *