7 razões para adotar um vira-lata

11127656_934296129946382_1389791095_n

Você já considerou comprar um amigo ou membro da família? De jeito nenhum, não é? Então, por quê com o seu animal de estimação isso seria diferente? Amigo não se compra! O pet deve ser visto como um membro da família, um amigo, portanto, ele não deve ser comprado. E, além do mais, você sabe quantos cães existem precisando de um lar? A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existem 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães abandonados nas ruas procurando um dono para dar muito amor, carinho e fidelidade. Pensando nisso, o Mapaa (Instituto Meio Ambiente e Proteção Animal) listou 7 motivos para você adotar um SRD (sem raça definida) ou simplesmente, um vira-lata. Você não irá se arrepender, pelo contrário, irá se surpreender.

Um pouquinho de biologia

Os vira-latas são uma mistura de vários cães. Assim, os genes deles também são. Essa mistura se chama variabilidade genética, o que os tornam mais adaptáveis às dinâmicas e dificuldades que a natureza a sua volta lhes apresenta. Assim, eles são mais resistentes a doenças e mudanças bruscas do ambiente. Essa variabilidade os torna geneticamente mais saudáveis e fortes, capazes de lidar com os desafios e saírem sempre vencedores.

Inteligência

Um estudo realizado pelo Dr. David Smith, do Departamento de Ciências Animais da Universidade de Aberdeen, demonstrou que sim, cachorros mestiços são mais inteligentes do que os de raça. Testes foram apresentados aos cachorros, instigando sua memória e percepção espacial. O resultado mostrou que 7 entre os 10 melhores cães eram os queridos vira-latas, fazendo com que eles sejam mais indicados até mesmo para serem guias de pessoas com deficiência visual e cães policiais.

Saúde

Não é mito, animais de raça tem uma tendência maior em adquirir doenças. O motivo para isso está na genética. Para se manter uma raça, é normal a prática de cruzamentos entre membros próximos da família (irmãos ou filhos), e isso vai aumentando a chance desses animais adquirirem doenças raras com o passar das gerações. Além disso, as cruzas promovidas pelo homem nos animais ao longo da história, sempre querendo selecionar uma característica em detrimento de outra, acabou por modificar demais essas raças, criando muitos problemas para os cães. Basset hounds desenvolvem muitas doenças nos ouvidos, os salsichinhas sofrem muito com a coluna, o buldogue inglês é praticamente incapaz de se reproduzir sozinho, cockers tem problemas de pele, cataratas.

Gratidão

Quem tem um vira-lata adotado em casa sabe disso muito bem. A sensação é a de que o cachorro sabe que foi você que o tirou das ruas. Eles sabem que a vida agora é repleta de amor e carinho, e que antes de você a vida não era assim. Era difícil, passava frio e fome nas ruas, e muito provavelmente maus-tratos. Ele sentirá uma gratidão eterna por você ter salvado ele de tudo isso. Se você tem um vira-lata, olhe pra ele a qualquer hora que você vai perceber. Eles nunca se esquecem.

Salvar vidas

A partir do momento que se adota um cachorro vira-lata, você pode não pensar nisso, mas não está salvando somente a vida do cachorro adotado, que provavelmente sofreu muito em sua vida nas ruas. Os recursos das ONGs e protetores que resgatam animais de rua são limitados, não dá para salvar todos os animais que são denunciados, por mais que todos os envolvidos tenham vontade. Quando você adota um cãozinho ou um gato, abre espaço para que mais um animal abandonado possa ser resgatado.

Companheirismo 

Um vira-lata resgatado, via de regra, passou boa parte da sua vida sozinho, perambulando pelas ruas em busca de comida e abrigo. Cães são, por natureza, animais sociais, companheiros. Ter um dono em sua vida, depois de tanto tempo, deve ser uma alegria única. Esse vira-lata será seu amigo a vida inteira. O vira-lata quer sempre retribuir seu ato de adoção.

Tornar-se o exemplo

Ter um cachorro vira-lata resgatado mostra que você se importa com a situação de abandono dos cachorros de rua, com o sofrimento deles. Mostra que você não se apega a padrões, e que sabe respeitar as diferenças. Mostra que você não compactua com criadouros de animais, lugares que promovem a reprodução de cachorros de raça em quantidades quase industriais, visando a venda e o lucro, muitas vezes desrespeitando a sua própria natureza. Apoiar a adoção de vira-latas é ser um exemplo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *