Informação de que quiabo cura cinomose e parvovirose em cães é falsa
Em um texto, que pode ser lido aqui e que circula desde 2009 pela internet, o um homem (não identificado) fala que poderia ter salvo o cachorro Bruce. A receita seria fazer um “suco de quiabo” com 6 a 8 quiabos e 600 mililitros de água. O suco seria despejado goela abaixo no cão e teria de ser feito de 2 a 3 vezes ao dia. De acordo com a mensagem, o animal acaba ficando com “uma fome de leão” e se recupera rapidamente da doença.
Por mais que o texto tenha boas intenções, infelizmente, não há nenhuma prova de que o quiabo possa curar essas duas doenças nos animais. O blog Dr. Vet (do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza) fez uma postagem no ano passado sobre o assunto.
De acordo com o veterinário Paulo Sérgio Barbosa, a cinomose é uma doença viral (que tem ciclo) e o principal tratamento é para evitar maiores problemas é com antibióticos para bactérias secundárias. Além disso, são receitados complexos vitamínicos para se evitar a debilitação do animal. Não há suco de quiabo como tratamento recomendado.
Outro veterinário que escreveu sobre o assunto foi mais incisivo. Daniel Ribeiro Martins afirma categoricamente que o quiabo não cura as doenças. Isso acontece por se tratar de um acometimento viral. Ele faz uma ressalva que o suco pode ajudar no caso das diarreias, mas não em casos de doenças mais graves.
Os dois veterinários citados falaram que a melhor forma de tratar as doenças é com prevenção por meio de vacinas. Se a doença acometer o animal, procure um veterinário e faça o tratamento tradicional. Pelo o que parece, só o quiabo não vai salvar o seu animal.
Retirado: Boatos.org