Tudo que você precisa saber sobre a doença do carrapato
Você sabe qual é a doença que mais mata os cães? É a doença do carrapato. A incidência desse mal vem aumentando significativamente nos últimos anos, e em todas as regiões do Brasil. Qualquer cachorro está sujeito a perder a vida dolorosa e precocemente por causa dele. As altas temperaturas e umidade aumentam a incidência de carrapato nos cães. Os casos de doenças de carrapatos aumentam 50% no verão.
Carrapatos no seu cachorro podem acabar com o seu sossego do seu peludo. Além do seu cão poder sentir muita coceira, ele também estará vulnerável a outras doenças que podem surgir depois da hospedagem desses ácaros. Este artigo foi escrito pelo Filipi S.A., do Blupet, parceiro do 6 Patas, trará quais são os cuidados essenciais para prevenir, os sintomas comuns e qual o tratamento necessário para eliminarmos definitivamente o problema que os carrapatos em cachorro geram
Outra informação importante é que os carrapatos além de atacarem animais, também podem atacar humanos. Então, mesmo que o seu pet não tenha, fique ligado em nossas dicas e previna-se.
Quais são os tipos de carrapatos podem atacar o meu cãozinho?
Rhipicephalus sanguineus, mais conhecido como carrapato vermelho do cão, é um parasita que assombra os nossos amigos caninos. A pequena praga exige três hospedeiros para completar o ciclo (trioxeno). Ao finalizar um ciclo, o carrapato terá que buscar um novo hospedeiro (ou seja, um novo cãozinho). Para escolher a próxima vítima, o carrapato vermelho do cão utiliza do seu Órgão de Haller, um órgão sensorial que os carrapatos utilizam para encontrar um hospedeiro. O órgão age como se fossem os olhos do carrapato. Após a escolha já feita, ele poderá atacar qualquer região do corpo, porém é mais frequente que o ataque seja nos membros anteriores e nas orelhas.
O carrapato Amblyomma cajennense ou popularmente conhecido como rodoleiro ou carrapato estrela, é um ácaro que ataca humanos e animais. Sendo mais comum o ataque em cavalos. O carrapato estrela geralmente é encontrado em florestas com vegetação densa, próximo a riachos ou rios, e em áreas que os animais frequentam. Nos adultos as cores podem ser o marrom ou o bege. As fêmeas de carrapato estrela tem um único ponto branco nas costas, já os machos possuem pontos brancos por todo o corpo. Eles são encontrados com abundância nas regiões sudeste e centro oeste, porém são distribuídos limitadamente nas outras regiões do país também.
Morar em prédio impede o ataque de carrapatos?
É importante ressaltar que o carrapato vermelho do cão sobe paredes. Dessa forma, morar em um prédio não excluirá o cão de ser atacado. Não adiantará colocar veneno somente no terreno, eles se escondem em muros, paredes e em vãos de madeira. O lugar que eles menos frequentam é o chão.
Como tirar carrapatos?
O Blog do Cachorro dá boas dicas de como fazer para retirar carrapatos. A melhor maneira para tirar carrapato de cachorro é manualmente, coloque luvas de procedimento caso pretenda retirar o carrapato com as mãos. Você também poderá usar uma pinça para agarrar o carrapato pela cabeça que é por onde ele fixa-se na pele do cachorro.
Se o carrapato for pequeno e ainda não tiver inchado com sangue, a remoção é mais simples, caso ele já esteja inchado, você deverá ter muito mais cuidado para não estourar o carrapato, por isso nunca aperte o corpo do carrapato, é no momento que você aperta o parasita que ele libera a saliva e caso isso aconteça e ele esteja infectado pela doença do carrapato, irá infectar seu cachorro, além se provocar uma coceira bem insuportável na pele do animal.
Você também jamais deverá torcer o carrapato enquanto estiver tirando carrapato de cachorro, ao arrancá-lo da pele do cão. A ideia é apenas puxar o carrapato de forma precisa, suavemente e progressivamente, sem movimentos bruscos. Depois de remover o carrapato da pele do cão, coloque o parasita em um vidro cheio de álcool. Se o carrapato for pequeno e não estiver inchado, costumo queimá-los. É bem importante não jogar o carrapato no vaso sanitário, no lixo ou no chão, pois eles não morrem fora do hospedeiro. Estourar o carrapato também não é indicado, pois a fêmea se estiver inchada, liberará no ambiente futuros carrapatos.
Após remover o carrapato da pele do cachorro, limpe muito bem com álcool o lugar onde o carrapato estava alojado. Mesmo assim é possível que fique algum resíduo de saliva dos carrapatos, que acabam ocasionando uma pequena ferida com coceira no local afetado, mas tenha em mente que esta situação acontece ao tirar carrapato de cachorro, devido a saliva deixada pelos carrapatos e não pelo fato de ter ficado a “cabeça” dele na pele do cachorro, como muitas pessoas acreditam. Na verdade isso é praticamente impossível de acontecer.
Primeiro passo: A primeira coisa a fazer para tirar carrapato do cachorro é certificar-se de que de fato ele tem um carrapato preso em seu corpo. Portanto, antes de tirar o carrapato do cachorro, é importante identificar se de fato é o ácaro que está alojado na pele de seu pet. O carrapato tem um corpo ovalado, e as cores variam um pouco entre o acinzentado e o marrom. As fêmeas são diferentes do macho e podem crescer muito quando estão ingurgitadas (cheias de sangue). Veja no infográfico que preparamos para você o formato do corpo do carrapato. Em geral carrapatos se escondem em locais do corpo de difícil acesso como orelhas, virilha e entre os dedos.
Segundo passo: Você vai precisar de uma pinça, um par de luvas, algodão e álcool para matar o carrapato. A pinça não poderá quebrar o carrapato e deve ser própria para retirada de carrapatos. Quando o carrapato se fixa na pele, é comum que ele tente enterrar sua cabeça sob a pele utilizando também a saliva, o que acaba dificultando na hora de tirar o carrapato. Também é importante, nunca tirar carrapato de um cachorro sozinho, pois devido o incômodo que causa na pele, o cachorro pode acabar fugindo e o carrapato pode continuar fixo na pele causando muita coceira e podendo provocar a Doença do Carrapato.
Terceiro passo: Com a ajuda da pinça, tire o carrapato pela cabeça. Segurando pelo corpo aumentam as chances do carrapato quebrar ao meio e a parte da frente do carrapato manter-se fixada na pele do cachorro.
Quarto passo: Assim que tirar o carrapato do cachorro, coloque o carrapato em um vidro com álcool e feche, isso irá matá-lo. Não esprema nem jogue no lixo, pia ou descarga, pois o carrapato provavelmente não morrerá correndo o risco de ficar no ambiente provocando uma infestação.
Mantenha o carrapato morto preservado em um vidro hermeticamente fechado, rotule o vidro com a data em que foi retirado o carrapato. Isto pode parecer estranho, mas se o seu cachorro adoecer, você poderá utilizar o carrapato para identificar qual a espécie e talvez possa ter alguma utilidade no tratamento de seu cachorro.
Nunca tente tirar carrapato de cachorro sem usar luvas, ou esmagando-o entre seus dedos. Se você fizer isso, estará colocando sua saúde em risco, além de contaminando novamente o ambiente. Se o seu cachorro estiver doente e você recentemente encontrou um carrapato nele, procure um veterinário imediatamente. A maioria das doenças transmitidas por carrapatos podem ser tratadas com sucesso se o diagnóstico for feito rapidamente de forma correta. Mas a demora para tratar o cachorro pode ser um grande risco para a vida de seu cachorro.