Cães e gatos: entenda a diferença entre seus donos
Um estudo realizado por Denise Guastello, professora de psicologia da Carroll University, em Wisconsin, apontou a diferença em personalidade entre amantes de gatos e amantes de cachorros.
Os amantes de gatos se descreveram como mais introvertidos, com mente aberta e sensíveis. Já os amantes de cachorros se mostraram mais extrovertidos, energéticos e com uma tendência maior a seguir as regras.
O estudo entrevistou 600 estudantes universitários, questionando-os se eles se identificavam mais como amantes de gatos ou cães, quais características mais admiravam nas espécies e preencheram um questionário que ajudaria a definir suas personalidades.
A maioria se definiu como amantes de cães, representando 60% do total. Apenas 11% dos entrevistados se definiram como amantes de gatos. O restante escolheu ambos ou nenhum dos dois.
O companheirismo foi visto como a melhor característica canina, e a afeição com os tutores o melhor lado do gato.
Segundo Guastello, é possível que as pessoas escolham seus pets de acordo com sua personalidade.
Estudar as razões que levam alguém a se identificar como amantes de gatos ou cães pode melhorar terapias com pet, assim fazendo combinações mais acertadas entre participantes que seus futuros terapeutas animais.
O resultado desse estudo se assemelha a outro, realizado em 2010 com 4,500 pessoas, que também indicou que amantes caninos se mostraram mais extrovertidos e com maior tendência a seguir regras.
A única questão é que estudos como esse deixam de fora as tantas pessoas que amam as duas espécies e se identificam com características de ambos. Como é que nós, que adoramos e aceitamos as qualidades de cães e gatos, iremos ser definidos? Em adição, muitos escolhem baseado em preconceitos, não tendo tido de fato contato com as duas espécies para saber diferenciar a convivência.