Estudo sugere que gatos são superiores a cães

11920505_997205456988782_1427534564_n

A velha rixa “cães X gatos” – não a dos animais, mas a de seus donos – acaba de ganhar novos argumentos que vão dar o que falar.

Isso porque um novo estudo realizado por pesquisadores das universidades de Lausanne, na Suíça, Gothenburg, na Suécia, e da USP sugere que os felinos são “melhores” que os caninos do ponto de vista evolutivo.

Para chegar a essa conclusão, os acadêmicos analisaram dois mil fósseis de ambas as espécies e perceberam que, no decorrer dos séculos, os gatos eliminaram aproximadamente 40 espécies de cachorros selvagens por serem melhores caçadores. Já os cães não eliminaram nenhuma espécie de gato.

Ainda de acordo com o estudo, os os cães surgiram na América do Norte há cerca de 40 milhões de anos e os gatos surgiram 20 milhões de anos depois, na Ásia. Segundo os pesquisadores a chegada dos felinos na América do Norte impactou drasticamente a diversidade dos cachorros.

O grupo atribui este impacto às habilidades dos felinos como estrategistas, que permitem que eles ataquem outros animais com mais facilidade. As vantagens dos gatos influenciaram não apenas em situações de confronto com cães, mas também com outros animais, como por exemplo cobras, o que ajudou a perpetuar as espécies.

Catraca Livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *