Salve um animal envenenado
É triste saber que ainda nos dias atuais existem pessoas que envenenam cães e gatos. Envenenar qualquer animal é crime, previsto na Lei Federal 9605/08 e no decreto de lei 24645/34, com pena de reclusão de 3 meses a 1 ano mais multa. Por isso, denuncie ao Ibama no telefone, 0800-61-8080.
Caso você veja um animal com baba grossa e excessiva, vômitos, diarreia, dor abdominal, tremores, nervosismo, convulsões, coma e odor característico de produto químico no corpo, corra para um veterinário. Cada minuto é muito importante para salvá-lo. A Petzlife Brasil publicou um post explicando sobre os dois venenos mais perigosos.
A primeira coisa que você pode fazer para tentar salvar a vida do animal, com uma seringa, sem a agulha, injete dentro da boca uma colher de sopa de água morna salgada ou de água oxigenada 10 vol. O contato do líquido com o estômago do animal fará com que ele vomite. Em seguida dê Atroveran a ele, 1 gota por quilo do animal, de 6 em 6 horas. O carvão vegetal, ou Enterex que é a base de carvão ativado, também ajuda muito em envenenamentos, inclusive em humanos, pois ele é absorve o veneno. Nunca dê leite. Na pior das hipóteses dê clara de ovo, mas não leite.
O que você precisa saber
Existem dois tipos de venenos muito perigosos e não por acaso, ambos são raticidas. O 1080, que é um veneno potentíssimo e letal em mínimas doses, ele é feito de fluoroacetato de sódio, fluoracetato de sódio ou monofluoracetato de sódio, ou seja, um sal. E o mais famoso, o chumbinho, o veneno é contrabandeado e por isso, não há registro na Anvisa. A comercialização dos dois venenos são proibidos no Brasil. Por isso, se você souber de algum lugar que venda, denuncie.
1080
O veneno 1080, ou monofluoracetato de sódio, não tem odor, não te cheiro, não tem sabor, é altamente solúvel em água e pode ser rapidamente absorvido pela pele. Os sintomas aparecem cerca de 30 minutos depois da exposição ao produto e a morte entre 2 e 7 horas, uma colher de chá da substância pode matar até 100 pessoas adultas, a morte provocada pelo 1080 é difícil de determinar já que os sintomas se parecem com um ataque cardíaco. Não há nenhum antídoto conhecido.
Chumbinho
É um raticida não eficiente, comprovado por estudo. Apesar de o rato morrer depois de comer o veneno, ele morre muito perto do alimento envenenado, e como o hábito dos ratos é o mais velho se alimentar primeiro, os outros mais jovens rejeitam o alimento. O uso desse veneno está relacionado intensamente a assassinos, suicídios e morte por intoxicação. O animal que ingere chumbinho apresenta salivação, tremor pelo corpo, falta de ar, solta um catarro amarelo claro pelo ânus.
É necessário que você leve o animal o quanto antes em um veterinário. Pois lá, o profissional irá manipular vários remédios intravenosos e não. Os medicamentos não devem ser aplicados todos pela via endovenosa, devem ser divididos entre as vias subcutânea e intramuscular.
Leia também: