Saiba como lidar com envenenamento

Você sabe como distinguir um animal envenenado? Preste bastante atenção nos sintomas: baba grossa e excessiva, vômitos, diarreia, dor abdominal, tremores, nervosismo, convulsões, coma e odor característico de produto químico no corpo. Caso você veja um animal nessas situações corra para um veterinário. Cada minuto é decisivo para conseguir salvá-lo.

Venenos:

Você vai ficar surpreso com o número de produtos domésticos que são tóxicos para o seu cachorro. Alguns dos mais comuns são bebidas alcoólicas, amônia, líquido anticongelante, água sanitária, chocolate, detergentes, desinfetantes, solução de limpeza a seco, fertilizante, lustra-móveis, gasolina, cola, uvas e passas, medicamentos humanos, bolas de naftalina, veneno de rato e camundongo, cebolas, limpadores de forno, diluentes e removedores de tinta, graxa de sapatos, lustrador de prata e desinfetante de vaso sanitário.

Produtos cáusticos – Ácido de bateria, removedores de calosidades, detergentes de louça, desentupidores de ralos, removedores de gordura, desinfetantes e limpadores de forno.

Produtos derivados de petróleo – Solventes de tintas, cera para chão e solução de limpeza a seco.

Além disso, algumas plantas que temos em casa também são tóxicas para o seu animal de estimação, incluindo a babosa, açucena, narciso, abacate, azaléia, ave do paraíso, copo de leite, mamona, milho, ciclâmen, lírio amarelo, lírio branco, comigo-ninguém-pode, orelha de elefante, hera, íris, azevinho, jacinto, hortênsia, kalanchoe, macadâmia, visco, cebola, filodendro, rododendro, tomate, tulipa, teixo e iúca.

Mas o que fazer se o seu cachorro for envenenado?

Lave

Se o cão estiver com cheiro de produto químico na pele, enxágue com água e sabão neutro o corpo do animal imediatamente. Se o veneno foi lambido, lave com água limpa a boca do cachorro. Isto vai ajudar na desintoxicação.

Medique

Se o veneno ingerido não for um produto cáustico ou derivado de petróleo é necessário induzir o vomito dando uma colher de sopa de água oxigenada 10 volumes, a mesma que usamos em machucados, para 10 kg de peso do animal. Dê a cada 10 minutos até o vomito começar.  Leve o animal imediatamente ao veterinário.

Leia também:

O envenenamento

De frente com a morte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *