Como eliminar pulgas do seu cão e ambiente

11282109_946265135416148_2095278335_n

Você notou que sua casa foi tomada pelas pulgas e não quer usar produtos químicos para combatê-las? Este é o guia para se livrar das pulgas naturalmente. Confira:

Método 1 de 4: Limpe sua Casa

1- Jogue todas as roupas de cama do animal na máquina de lavar

O mesmo vale para qualquer objeto em que o bichinho goste de deitar e que não seja, necessariamente, uma cama. Deixar 15 ou 20 minutos dentro de uma secadora quente irá matar pulgas adultas, larvas e ovos.

2 – Passe o aspirador em todos os lugares

Concentre-se especialmente em áreas que não ficam expostas à luz do sol (pulgas preferem lugares úmidos e frios), qualquer lugar em que você encontre sangue seco e fezes (restos de pulgas) e em qualquer móvel estofado. Antes de passar o aspirador nos tapetes, jogue um pouco de sal, Bórax ou bicarbonato de sódio neles. Trabalhe um desses ingredientes na base do tapete com a ajuda de uma vassoura. Deixe descansar por algumas horas; todos esses elementos secam os ovos de pulgas.

Não deixe que seu animal andar pelo tapete durante essa hora, eles podem sujar as patas com um dos ingredientes e existe a possibilidade de ficarem doentes após lamberem. Utilize o bicarbonato de sódio caso exista uma chance de seu bichinho andar pelo tapete. Espalhe bem, de forma que o bicarbonato afunde no tapete e não entre em contato com as patas do animal.

Retire o saco do aspirador quando ele estiver cheio. Separe-o em um saco de lixo, que deve ser jogado em uma lixeira fechada, de preferência do lado de fora da casa. Lembre-se que as pulgas podem acabar voltando após fugirem do saco.

3 – Limpe qualquer área do quintal em que seu cão costuma ficar

Explore mato alto, árvores e qualquer outro lugar escuro e frio (que pulgas adoram). Mantenha seu animal longe desses lugares.

Método 2 de 4: Limpe seu Animal de Estimação

1 – Dê banhos em seu animalzinho

Use qualquer shampoo que não o irrite. Lave o pescoço primeiro, de forma que as pulgas não pulem para a cabeça durante o banho. Lave profundamente e prestando atenção nas pulgas que saltam do cão e caem na água.

2 – Faça sua própria solução de ervas contra pulgas

Misture dois copos de alecrim a duas canecas de água. Ferva por trinta minutos. Coe o líquido e descarte as folhas. Misture em um galão de água quente. Espalhe isso em seu cachorro até saturar. Deixe o animal secar ao vento.

3 – Este procedimento deve ser feito apenas em dias quentes

Adicionar 2 ou 3 gotas na coleira de seu animal também afastará as pulgas.

Use um pente para pulgas. Após seu bichinho secar, use um pente para pulgas. O principal desígnio desse pente é remover aquelas pulgas mais teimosas. Use o pente pela pele do animal.

4 – Faça uma coleira contra pulgas

Coloque, semanalmente, algumas gotas de óleo de Eucalipto na coleira (ou lenço de pescoço) de seu bichinho. Também é possível fazer isso com Óleo de Melaleuca, Citronela, Lavanda ou Gerânio.

Nota: Não use tais essências em gatos! Os gatos são extremamente sensíveis ao Eucalipto e ao Óleo de Melaleuca. A capacidade metabólica desses animais de absorver tais elementos pela pele é consideravelmente fraca. Dessa maneira, o sistema físico do gato pode se sobrecarregar.

Seja cuidadoso ao utilizar produtos com 1% ou menos de óleo essencial, principalmente o Óleo de Melaleuca. Tais produtos podem causar náuseas, vômitos, letargia e fraqueza geral. Use-os com cautela.

Método 3 de 4: Produtos Naturais para se Livrar das Pulgas

1 – Use levedura como uma arma

Supostamente, as pulgas não gostam de levedura. Compre um pouco de levedura nutricional e esfregue na pele de seu animal. Você também pode espalhar uma pequena porção na comida úmida deles.

2 – Use o óleo de poejo

Esse óleo espanta as pulgas. Plante ao redor de sua casa. Não faça isso caso seu bicho goste de comer plantas ou se houver crianças por perto.

3 – Faça um spray de frutas cítricas

Corte fatias finas de limão. Adicione-os a uma caneca de água e aqueça até ferver. Deixe descansar durante a noite toda e, pela manhã, passe em lugares contaminados por pulgas (cuidado com as manchas) e espalhe no pelo do animal. Não o molhe, apenas umedeça-o.

Não exagere no início. Fique atento a sinais de desconforto digestivo em seu animal.

Método 4 de 4: Prossiga

1 – Prepare a solução de água com detergente

Se as pulgas forem um problema em um lugar específico de seu quintal ou casa, encha uma frigideira de alumínio com a solução de detergente e água e deixe-a no lugar (debaixo da cama, por exemplo). As pulgas ficarão presas no topo da água por causa da tensão superficial. Troque a água diariamente até que as pulgas tenham desaparecido. Esvazie diariamente a frigideira para evitar mosquitos caso coloque a solução do lado de fora de sua casa.

2 – Repita o processo de limpeza sempre que for possível

Procure voltar para limpar qualquer lugar que tenha esquecido e que corra o risco de uma infestação de pulgas. Você não quer dar chances para esses malditos insetos retornarem.

3 – Passe o aspirador a cada dois dias

Visto que pulgas desenvolvem resistência aos inseticidas, passar o aspirador regularmente é essencial para manter o controle.

Corte a grama regularmente.

Lave as roupas de cama de seu bichinho em água quente semanalmente.

4 – Faça armadilhas para as pulgas

Elas ajudarão a monitorar seu progresso. Quanto mais pulgas você vir, mais precisará limpar.

fezes de pulgas 2Dicas

Lembre-se sempre de que estas soluções, mesmo sendo “naturais”, podem ser perigosas para animais e pessoas. Fique atento a qualquer sinal de desconforto ou doença.

Durante e após a limpeza de uma determinada área, afaste seu bichinho. Evite que ele traga mais pulgas a um lugar livre da infestação.

Saiba que nada funciona melhor do que alguns produtos contra pulgas. Os métodos acima explicitados são alternativas holísticas de combate a pulgas. Existem riscos na medicação comercial que devem ser pesquisados no momento da necessidade.

Sempre fale com seu veterinário antes de usar qualquer remédio caseiro em seu animal. Eles podem descobrir se tal tratamento é seguro, dando mais dicas para tratar e prevenir pulgas.

O aspirador de pó pode matar a maioria das pulgas, sendo muito eficiente em pisos duros e que apresentam falhas. Passe o aspirador em áreas infestadas duas vezes ao dia para solucionar o problema.

Wiki How

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *