Como ajudar um cão idoso

11354943_950517628324232_1981790805_n

A velhice chega, é claro, para todos, sejam humanos ou animais. Muitas vezes, juntos com essa etapa da vida, vêm alguns problemas de saúde, como dificuldade de visão e audição.

Se você reparar que o seu cão idoso não está escutando ou enxergando muito bem, ou se desconfiar que simplesmente ele não está tão disposto quanto antes, leve-o a um veterinário. Só com exames específicos será possível saber como cuidar melhor do seu animal e se há algum tratamento específico indicado. Assim, você proporcionará para o seu pet uma velhice muito mais saudável.

Como ajudar um cão cego

Não mude os móveis de lugar. Manter o ambiente com o mínimo de mudança diminui as chances do seu cão bater em obstáculos e se machucar, pois assim ele andará em um local familiar. Fazer uma grande mudança pode ser um pesadelo para o seu cachorro que já está batalhando – e muito – para se achar.

Como ajudar um cão surdo

Se o seu cachorro não estiver escutando bem, não aborde seu animal de forma agressiva. Contatos assim podem se tornar um problema. Encontros repentinos podem deixá-lo apavorado, pois ele não previu a chegada da pessoa. Para evitar essa sensação, avise a todos que convivem com ele sobre o problema e evite surpreendê-lo. Com os cães que não são totalmente surdos, você pode bater palmas para chamar sua atenção. Para os que são totalmente surdos, dar uma passada mais forte causa uma vibração no chão que pode ser sentida pelo animal.

Incontinência urinária

Pode acreditar que a incontinência do seu cão o irrita muito mais do que a você. Leve-o para fazer suas necessidades antes do momento de dormir e sempre deixe a passagem aberta para que ele possa levantar e urinar. Antes de brigar com seu cachorro porque ele fez cachorro no chão, lembre-se que segurar o xixi pode ser uma tarefa extremante difícil. O uso de tapetes higiênicos e absorventes na cama e fraldas caninas podem ser um auxílio para a situação.

Fonte: Vet Street

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *