Comida de gato para cão e de cão para gato

Quem tem um cachorro e um gato que vivem juntos em casa sempre é surpreendido. Não raramente, eles dividem brinquedos, espaços para dormir, disputam carinhos e roubam a comida do outro. Muitos donos ficam preocupados ou em dúvida se devem permitir ou não esse ato. Existem alguns donos que pensam em comprar um tipo de ração só e dividir para os dois, já que eles parecem gostar da mesma. Mas será que pode dar ração de gato para cachorro e vice-versa? O Almanaque Pet responde:

Na maioria das vezes, o cão parece mais interessado na ração do gato, em vez do contrário. Isso acontece porque a ração dos bichanos é mais rica em alguns nutrientes, que incluem, além de uma maior quantidade de fibras, um valor muito mais significativo de gordura e principalmente proteínas. Os produtos alimentícios feitos para os gatos possuem mais gordura em sua composição, ou seja, podem sobrecarregar o sistema digestivo do cão. Cachorros que se alimentam de ração de gatos ganham peso rapidamente, e, em casos de dietas ‘trocadas’, o animal pode ficar obeso e aumentar as chances de adquirir uma doença como diabete e problemas cardiovasculares.

No caso de gatos roubarem comida de cachorros, se for algo ocasional, não tem problema. Não haverá risco de intoxicação. No entanto, se você pensou em substituir a alimentação especifica para os bichanos pela dos cães, não faça isso. Apesar de a ração para cachorro não ser tóxica para gatos, o principal componente para a alimentação ideal de um gato é a taurina, um aminoácido. A taurina presente na ração canina não possui níveis adequados aos gatos, já que o cão, assim como outros animais, consegue digerir esse aminoácido. E é exatamente por isso que a ração de gatos tem mais gordura, o que pode causar um desconforto no sistema digestivo do cão, mesmo que o cachorro coma uma vez só.

Existem casos de proprietários que alimentaram os seus gatos por apenas 15 dias com ração de cães e eles acabaram morrendo. A deficiência da taurina pode causas alterações cardíacas e levar o bicho à cegueira – além de que as rações de cachorros têm uma série de nutrientes adequados para animais que são ativos. Como os gatos são mais sedentários, a ração do cão pode desencadear convulsões e até doenças neurológicas.

Portanto, ofereça para cada animal a quantidade ideal de ração específica para cada espécie. Nuca se esqueça de que cada produto é feito para atender às necessidades nutricionais de cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *