10 razões para não comprar um cachorro
Alguns estados norte-americanos já proibiram a venda de animais em pet shops. O motivo é que veterinários e outros especialistas em cães afirmam que comprar esses filhotes é o mesmo que financiar e contribuir para uma criação indiscriminada, sem consciência e que destrói a pureza das raça. Além disso, a quantidade de animais abandonados nas ruas é tão grande que chega a ser um contrassenso estimular o nascimento de mais bichos de estimação. Por uma questão de consciência, pense bem antes de comprar um cão. Os vira-latas têm muitas vantagens em relação aos portadores de pedigree, como uma saúde mais estável, fidelidade e companheirismo. O blog Tudo sobre Cachorros criou uma lista com dez justificativas para se pensar antes de comprar um cão. Há coisas que você nem imagina.
Péssima saúde
Os animais que são vendidos em pet shops geralmente vêm de pessoas que, sem experiência, decidem cruzar cães da mesma raça. O que acontece é que esses cachorros não são feitos com uma criação cuidadosa. Isso acarreta alguns problemas, como problemas neurológicos, sanguíneos e oculares, além de displasia de quadril e parvovirose. Apenas canis especializados são capazes de fazer exames específicos em seus animais para que algumas doenças não sejam transmitidas para a ninhada.
Problemas comportamentais
Além do cruzamento de animais doentes, esses filhotes não são cuidados adequadamente nos pet shops. Na gaiola, eles apenas estão expostos como numa vitrine viva. Nãoo existe nenhum tipo de adestramento ou educação canina. Isso tudo é responsável por comportamentos inadequados que se tornam difíceis de serem corrigidos posteriormente.
Nenhuma socialização
Um dos problemas mais comuns que os filhotes de pet shops sofrem é serem desmamados muito cedo, às vezes até com um mês de idade. O ideal é que o animal permaneça com a mãe no mínimo 60 dias. Alguns criadores sérios dizem que o melhor é 75 dias, a fim de que ele aprenda o básico do comportamento canino. Tirar o cão muito pequeno da ninhada pode acarretar problemas de medo e agressividade.
Padrão da raça
Geralmente, os cachorros comprados em pet shops são feitos por cruzamentos sem a preocupação com o padrão da raça. Isso estraga completamente o comportamento dessa ninhada.
Falta de informação
Quando se compra um animal que foi cruzado por leigos significa estar comprando um cão sem procedência e, com isso, você não sabe o que esperar do cachorro que está levando para casa. É importante ter conhecimento profundo em cruzamento para conseguir pureza na raça.
Devolução de filhote
A maioria dos pet shops dizem que o novo proprietário do cão pode devolvê-lo caso ele apresente algum tipo de problema. Preste bem atenção: eles não dizem exatamente qual pode ser o problema, pode ser comportamental ou até mesmo de saúde. Além disso, o que acontece com esses animais devolvidos muitas vezes é que são sacrificados ou passados para pessoas que os abandonam posteriormente.
Educação é um desafio
Educar um cachorro comprado em pet shop é mais difícil porque esses filhotes passaram uma parte da vida em jaulas e gaiolas. Esses cães não tiveram a oportunidade de desenvolver o instinto natural de fazer cocô longe da comida e do lugar onde dormem, por exemplo.
O que você vê não é o que você recebe
Quando se compra um filhote, não dá para saber exatamente se não existe mistura com outra raça. As semelhanças com outras espécies só vão aparecer quando ele for mais velho. Ou seja, você paga o preço da raça pura, mas na verdade está levando o cão mestiço, na prática um vira-lata. E existem milhares de cães assim para adoção: eles são de graça e também farão você muito feliz.
Valores
Cachorro de raça é caro. Não caia em promoções de classificados e internet. Desconfie de tudo. Em lojas sérias e especializadas, é possível encontrar cães de mais de R$ 3 mil. Isso é a garantia de ter um filhote saudável e dentro dos padrões de raça. Não contribua com essa criação indiscriminada e sem consciência.
Pedigree questionável
Muitas vezes o documento que o pet shop dá para você na compra de um cão de raça não é original. O pedigree do cachorro precisa ser registrado no CBKC, que é uma confederação que cuida das regras e normas para a criação, registros, emissão de pedigree e exibição de raça de cães no Brasil. Para se obter esse documento original, é necessário um criador renomeado e de confiança.