CACHORRODICAS

O que é um lar transitório?

images-1
Faz um tempo que o 6 Patas quer publicar um post sobre “lares transitórios”. Nem todo mundo sabe o que é, como ser e como pode ajudar um animal. O blog do Centro de Adoção Associação Natureza em Forma publicou no último dia 20 um post que explica o que é, para que serve, como ser e a importância do “lar transitório”. Confira e seja um.

O que é?

Lar temporário é um local onde cães e gatos abandonados ficam temporariamente. Nesse lugar, que pode ser uma casa de família ou um abrigo, o animal encontra alimentação e cuidados até que sejam adotados por uma família definitiva. Os LTs, como são chamados, são imprescindíveis e é um dos principais apoios à proteção dos animais.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode ser responsável por um lar temporário. Basta ter espaço, consentimento dos outros moradores, tempo disponível, algum recurso e carinho para acolher temporariamente um ou mais animais até que encontrem um lar definitivo.

Ser um LT é uma experiência gratificante e que salva vidas.

Como posso me tornar um LT?

Se você tem interesse em ajudar os animais por meio de um trabalho voluntário, desenvolvido em sua casa, com flexibilidade de horários, essa pode ser uma excelente oportunidade.

No entanto, é fundamental obedecer alguns critérios para garantir a saúde e o bem-estar dos animais disponíveis para adoção:

– Ter consciência de que atuará no coletivo, não no individual;

– Evitar o apego que dificulta as chances de encontrar um novo lar amoroso e responsável para o animal;

– Manter um máximo de animais, pois assim você garante um melhor controle da saúde física e comportamental dos bichos.

Por que participar?

1. Dar uma chance de vida digna a um animal carente;

2. Desfrutar o prazer de conviver com os animais, sem compromisso;

3. Receber o carinho e a gratidão dos animais que você ajudar e a amizade da família que o adotar;

4. Fazer parte de um movimento muito gratificante e necessário para reduzir o número de animais abandonados.

Por que os LTs são tão necessários?

Os LTs são fundamentais no combate ao abandono de animais em nosso país. Segundo a Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existem 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães abandonados nas ruas.

Animais perdidos ou abandonados

Eles precisam de atenção e de alguém que os prepare para serem doados (vacina, vermífugo, castração, identificação e registro – RGA). A castração pode ser feita gratuitamente em CCZs e entidades não-governamentais, se informe.

Superlotação dos abrigos

O número de animais em abrigos é muito grande. Todos, infelizmente, vivem constantemente com o problema da superpopulação, o que resulta em um ambiente estressante e inadequado para a manutenção dos animais.

Filhotes muito novos (órfãos)

Filhotes de 0 a 60 dias precisam de atenção especial com alimentação, aquecimento e higiene. Abrigar filhotes é um compromisso que requer atenção integral.

Animais com necessidades especiais

Recuperação de cirurgias, doença ou ferimento, animais cegos, surdos, traumatizados ou vítimas de abuso são algumas situações que requerem atenção extra, medicação e reabilitação física e comportamental.

Período de permanência

O tempo de permanência do animal nos LTs pode variar em dias a semanas ou até mesmo meses. Isso dependerá de cada caso, com a disponibilidade dos responsáveis, da situação do animal e do sucesso da adoção.

Veja como os LTs podem ajudar os animaisimages (2)

∙ Melhor sociabilização;

∙ Melhor comportamento;

∙ Terão mais carinho e atenção do que nos abrigos ou CCZs, onde irão dividir e disputar espaço com dezenas de outros animais;

∙ Serão menos suscetíveis a doenças contagiosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *