CACHORRODICAS

Não dê chocolate para seu cachorro

11134288_924305460945449_850527479_n

Quem tem um bicho de estimação provavelmente já ouviu falar que chocolate pode matar cães e gatos. Essa informação é verdade. Chocolates podem matar mesmo. Por isso, na época da Páscoa, é preciso tomar cuidado e não deixar os ovos em qualquer lugar.

Você e sua família ganham diversos ovos, bombons, barras de chocolates de variados tipos. Então, você vai dar aquela primeira mordida e o seu cão está lá do lado, com aquela carinha de pidão. É quase irresistível! A sua vontade é de dar um pedacinho para ele, não é? Tenha em sua cabeça que é um veneno. Não precisa ter pena. Simplesmente não dê, você está fazendo o correto e o melhor para ele, pois seu animal pode correr sérios problemas de saúde por causa de um pedaço.

O grande problema do chocolate é uma substância chamada teobromina, que está presente no cacau usado na fabricação dos chocolates. Teobromina é um alcaloide do mesmo grupo da cafeína. A concentração desse elemento muda conforme a variedade do produto. Essa substância é rapidamente absorvida após ingestão, sendo um estimulante do sistema nervoso central e do coração, e, dependendo da dose ingerida, pode levar a graves arritmias cardíacas em cães. Quanto mais teobromina, maior é a possibilidade de ocorrer a intoxicação.

Segundo a literatura, a dose letal é de 100 a 500 miligramas por quilo. Ou seja, um chocolate preto amargo contêm entre 15-20 mg/grama. Se apenas 25 g dele for ingerido por um cão, que pesa aproximadamente 5 quilos, já pode causar uma intoxicação.

O chocolate branco tem a menor quantidade de teobromina, cerca de 0,1 mg. Já o chocolate ao leite tem aproximadamente 2 mg/grama. Os mais “perigosos” são aqueles com grande concentração de cacau e também produtos em pó, utilizados geralmente em bolos, que chegam a ter de 15 a 20 mg/grama.

Intoxicação

Os sintomas da intoxicação geralmente surgem de 6 a 12 horas após a ingestão. E os principais sintomas são: vômito, diarreia, aumento do volume urinário, ligeiro aumento da pressão arterial, nervosismo, inquietude, tremores, convulsões, queda da temperatura corpórea e óbito.

Caso você achar que seu cão ingeriu uma quantidade excessiva do chocolate, leve-o o mais rápido possível ao médico veterinário. Como já mencionado, os sinais de intoxicação podem demorar um pouco para se manifestarem. A teobromina ao ser absorvida, às vezes permanece ativa no corpo por sobre 24 horas antes de ser eliminada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *