Especialista explica como deve ser feita a limpeza em casa com animais
Quem tem animal de estimação sabe que é importante todos os cuidados e ficar atento à saúde dele para que a relação continue saudável. Porém, entre os cuidados necessários, a limpeza do local onde os pets ficam deve ter atenção redobrada dos donos.
De acordo com a professora de Química Thais Mota de Souza, de Itapetininga (SP), para prevenir doenças e outros problemas de saúde, principalmente em casas onde os animais circulam na área interna, quatro produtos são essenciais para garantir a higienização correta: água, detergente neutro, álcool e vinagre branco.
”O vinagre branco é um ácido fraco. Então, tem a capacidade de tirar todas as impurezas da superfície. Ele, combinado com o álcool, água e detergente neutro, são capazes de garantir a limpeza do local onde o animal vive, sem prejudicar a sua saúde”, explica Souza.
Ainda segundo a professora, os animais são mais sensíveis aos produtos usados na limpeza da casa, por isso, algumas substâncias devem ser evitadas para não afetar a saúde do animal.
“Os produtos à base de cloro, como a água sanitária, aqueles à base de peróxido, como a água oxigenada, e os que contêm amônia em sua composição devem ser evitados pela característica corrosiva que eles apresentam. Eles podem ser prejudiciais aos animais”, orienta Thais.
Limpeza correta
Para garantir a limpeza sem prejudicar a saúde dos animais de estimação, Thais ensina uma receita simples utilizando apenas água, detergente neutro, álcool 70% e vinagre.
Você vai precisar de:
- 1 litro de água;
- 100 ml de vinagre branco;
- 50 ml de álcool 70%;
- Detergente neutro (colocar aos poucos, pois este item pode fazer muita espuma).
Basta misturar todos os ingredientes e, com o auxílio de um pano de chão e um rodo, é só passar na área onde o animal vive para garantir a higiene do local.
“Essa mistura também pode ser usada para limpar o carpete ou o sofá, porém, neste caso, o indicado é substituir o detergente por bicabornato de sódio, porque ele vai eliminar odores”, conclui Souza.
Retirado: G1