Doença do carrapato, como lidar

cachorro-doente (1)Você sabe qual é a doença que mais mata os cães? A doença que mais mata os cães é a doença do carrapato, que na verdade são três doenças: Erliquiose , anaplasma e babesiose, transmitidas ao cão através dos carrapatos contaminados.

Sintomas

Cães magros, eles comem, não deixam de comer, mas não engordam. Pode acontecer perda de apetite e prostração – comportamento triste e amuado. A gengiva fica pálida – esbranquiçada ou rosa muito claro, sem cor de sangue. Em casos graves e avançados pode acontecer sangramento pelo nariz, pela boca ou genitais. O cão pode ficar com a barriga inchada como ‘barriga d’água’.

Cuidado: Mesmo sem nenhum desses sintomas, a presença de apenas um carrapato, o cão fica vulnerável, tenho 66% de chances de ficar doente.

Prevenção

Usar coleira ou produtos anticarrapatos. Tome muito cuidado na manipulação. Existem produtos perigosos que podem matar o seu cão.

Por mais que seu peludo goste, evite deixar o animal perto de grama ou mato. Fazer hemogramas de 6 em 6 meses no seu animal.

Tratamento

Apesar de ser uma doença mortal, a doença do carrapato possui um tratamento barato e com ótima chance de cura. Se desconfiar que seu cão está com a doença do carrapato, procure um veterinário imediatamente. É muito importante você exterminar todos os carrapatos do ambiente e do animal. Também é necessário fazer um exame de sangue no seu cão e começar o tratamento com os medicamento por cerca de um mês.

Se não for tratado no início, certamente o animal precisará de transfusão de sangue, o que, infelizmente, não é certeza de cura ou melhora.

Leia também:

Cuidado com  a doença do carrapato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *