CACHORRODICASNOTÍCIAS

Diga não ao teste de animais

Existem muitas marcas da indústria de cosméticos, inclusive nacionais, que realizam testes em animais com o objetivo de testar a toxidade dos produtos para que não causem efeitos nocivos aos seres-humanos. Tais testes incluem procedimentos que causam dor, sofrimento e lesões irreversíveis.

Os procedimentos são cruéis. No teste de irritação de olhos, geralmente um coelho é amarrado por vários dias enquanto uma determinada substância é pingada diretamente em seus olhos. O olho dói, inflama e pode causar cegueira. O que eles fazem é testar o limite dos bichinhos para descobrir a dose e a exposição máximas que não coloque em risco as pessoas que comprarem os cosméticos.

Após esse processo, os animais são sacrificados.

No teste de intoxicação, um grupo de animais, que pode incluir cães, recebe doses progressivas por ingestão, ou intravenosa, até causar a morte de metade deles.

Os fins são razoáveis, mas estão longe de justificar os meios – métodos alternativos já têm sido desenvolvidos e aplicados em outros países.

Mas o que fazer para ajudar?

Veja abaixo:

A Arca Brasil (Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal) desenvolve um trabalho para ajudar os animais que são usados em teste de cosméticos. Você pode ajudar. Basta entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) dos produtos que você usa e perguntar:

A empresa faz testes de seus produtos em animais?
Os fornecedores de matéria-prima da empresa fazem testes em animais?

Depois envie uma cópia do seu e-mail para a Arca Brasil. Caso o contato com a empresa seja por telefone, peça um comprovante da resposta e envie uma cópia para a Arca.

O PEA (Projeto Esperança Animal) disponibiliza em seu site uma lista de empresas internacionais que fazem teste com animais. 

Assista ao vídeo que mostram alguns beagles vendo o sol pela primeira vez. Eles viviam confinados em caixas metálicas de um laboratório de cosméticos na Espanha.

Leia também:

Contra o uso de teste em animais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *