Dicas de relaxantes naturais para cães

relax-dog_tumblr

Você sabia que cães podem ter estresse? Iguais a nós, humanos, eles também podem sofrer desse mal, que pode levar a outros, como ansiedade e nervosismo. A primeira coisa que você deve tentar descobrir é o que está deixando o seu cão estressado. É importante saber que cães que acabam de ser adotado, podem sofrer de estresse. Mas normalmente, acontece com cães que sentem tédio, falta de atenção dos donos e condições adversas no ambiente que vive. É o caso de desavenças e brigas em casa, hora extras no trabalho, chegada de novos animais ou integrantes na família, como um bebê.

É muito importante desvendar o motivo que está causando desconforto no animal e trabalhar para evitá-lo, ou no mínimo amenizá-lo. O Almanaque Pet listou algumas soluções naturais que podem aliviar os sintomas do estresse e acalmar o seu pet. Confira:

Musicoterapia

Colocar músicas clássicas, com arranjos simples, tocadas com um único instrumento e de ritmos lentos devem exercer um efeito calmante em animais. Preste atenção: não são todas as músicas clássicas ou eruditas que provocam esse efeito. É necessário ser calma. Uma obra que já foi testada em pesquisas de musicoterapia para animais com bons resultados é a “Quatro Estações”, do músico italiano Antonio Vivaldi (1678-1741). O recomendado é que você massageie o animal enquanto ele ouve a música, pois isso vai potencializar o efeito calmante da musicoterapia.

Florais

Os florais são eficazes para acalmar seu cachorro. Os recomendados para estresse são rescue, aspen,mimulus, rock rose e star ofbethlehem (também conhecido pelo tradução em português, estrela de belém), todos do sistema de Bach. O ideal é que o animal tome 4 gotas do floral, 6 vezes ao dia. Misturar na água ou na comida é uma boa dica para ministrar.

Aromaterapia

Animais domésticos podem se acalmar com óleos essenciais. Óleos como lavanda, camomila e laranja doce são recomentados para relaxar. Pingue algumas gotinhas em um difusor elétrico e coloque no local preferido do seu animal. Essa fórmula é 100% segura para os gatos também. Outra dica boa para usar com os cães é pingar algumas gotinhas do óleo em toalhas de papel e colocar debaixo da almofada ou cobertor de dormir do seu animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *