Cuidados especiais com altas temperaturas
O verão chegou, e quem tem um cachorro precisa tomar alguns cuidados. Você sabia que no calor excessivo do verão, os animais – assim como as pessoas – precisam de alguns cuidados especiais para não adoecer? São cuidados simples, mas que podem mudar a vida do seu bichinho de estimação.
O que é necessário saber é que os cães não suam como os humanos. A respiração é a forma que eles têm para controlar o processo de refrigeração e manutenção da temperatura do corpo. Por isso, se os cães são submetidos a calor intenso ou situações de estresse, eles podem não ter condições de se resfriar e entrarem em um processo de hipertermia – ou seja, temperatura alta demais, que pode chegar a 42 graus, com risco de vômitos, coagulação do sangue, edemas pulmonares, paradas cardíacas e até mesmo coma.
Cachorros com o focinho curto – como buldogues, pugs, shitzus, entre outras raças – precisam de mais cuidados por sofrer mais com as altas temperaturas, justamente por causa da anatomia do focinho menor. Eles têm mais dificuldades de respirar e, assim, perder calor para se resfriar.
Confira as dicas de cuidados básicos que devem ajudar você a proteger o seu cachorro dos males da estação.
Água
É muito importante que você troque a água constantemente do seu cãozinho no verão. Mais do que gostar, ele necessita de uma água fresca e limpa. E caso você precise sair, não se esqueça de deixar outros potes de água disponíveis. Nesta época do ano, assim como nós, eles sentem mais sede e com isso bebem mais água.
Passeio
Cuidado com os horários em que você leva o seu cachorro para passear. É importante você prestar atenção no calor do chão. Assim como nossos pés, as almofadinhas das patas do animal também queimam no asfalto e no cimento das calçadas, o que pode provocar bolhas e, consequentemente, feridas. É preciso tomar cuidado.
Pulgas e parasitas
Durante o verão, é comum a proliferação de pulgas e infestação de carrapatos. Nesse período, coloque coleiras antipulgas e antiparasitários.
Chuvas
Com o verão vem o período de chuvas e, com ela, o aumento de incidência de leptospirose. É recomendado cuidado para que o animal não tenha contato com água de enchentes e alagamentos. Para prevenir esse tipo de doença, o animal deve estar vacinado regularmente com a V8 ou a V10.
Ajude
Com as altas temperaturas muitos animais de rua passam sede. Nessa época, dê água para um cachorro que não tem dono. Basta colocar um potinho de água limpa na calçada, em frente à sua casa, por exemplo. Você vai ajudar mais do que imagina.
Texto retirado do Almanaque Pet