8 frutas que seu cão pode – e deve – comer
Existem uma variedade de frutas que seu cão pode comer. Você pode usá-las como petiscos e premiações. Mas você sabia que existe uma variedade de frutas que podem fazer mal ao seu animal? Você sabe quais frutas você pode dar?Qual a quantidade e o horário adequados? E as sementes, eles podem comê-las? A revista Meu Pet entrevistou alguns especialistas no assunto e disponibilizou uma lista com dicas de como introduzir as frutas na alimentação dos cães. Confira:
Ela tem fibras e pectina, que ajudam a regular a glicemia dos animais. Além disso, contém quercetina, que é um antiinflamatório natural, e, outros antioxidantes potentes contra o câncer e remove agentes oxidantes no organismo. A maçã é também uma fonte do mineral borônio, que combate a artrite e a osteoporose. A casca da maçã concentra muitos antioxidantes que previnem, sobretudo, o câncer hepático.
Benefícios: Rica em probióticos que favorecem a função intestinal. Contribui para manter a imunidade alta e regula a glicemia.
Como servir: Com casca e em cubinhos. Não dê as sementes, pois elas liberam ácido cianídrico, que é tóxico aos cães.
Essa fruta é rica em potássio e fibras. Além de ser uma ótima fonte de energia. A banana apresenta uma boa quantidade de fruto oligossacarídeos – conhecidos como FOS, fibras prebióticas, que auxiliam a função intestinal e o sistema imunológico. A banana é ideal para ser oferecida aos cães um pouco mais gulosos no período entre as refeições, já que produz a sensação de saciedade. Minerais como cálcio, fósforo e magnésio também estão presentes, mas em menor quantidade.
Benefícios: Auxilia o sistema imunológico e a função intestinal.
Como servir: Sempre sem casca e em pequena quantidade.
Fonte de potássio, sais minerais e vitaminas A, B1, B2, C e niacina. A pera possui grande quantidade de fibras, que protegem o intestino de doenças inflamatórias. Quanto às sementes, a recomendação é a mesma citada no caso da maçã: devem ser retiradas sempre, pois liberam ácido cianídrico, tóxico para os cães.
Benefícios: Protege o intestino, auxilia a saúde dos tecidos conjuntivos e ajuda a manter a imunidade alta.
Como servir: Com casca e em quantidade moderada.
Kiwi
Essa é uma fruta verdadeiramente poderosa. Ela possui duas vezes mais vitamina C que a laranja. Além de saborosa, também é rica em fibras, magnésio e diversos tipos de antioxidantes, capazes de proteger o seu animal contra o câncer.
Benefícios: Auxilia o fortalecimento dos ossos e tecidos conjuntivos e ajuda o sistema imunológico a se manter forte.
Como servir: Em pequenas quantidades e sem casca.
Contém sais minerais, fibras, vitaminas A, B e C. Outro ponto a favor da manga são os carotenoides, que fortalecem o sistema imunológico, diminuem o risco de doenças degenerativas e têm alta ação antioxidante. Mas há um alerta: a manga verde nunca deve ser oferecida para cadelas prenhes, pois possui substâncias abortivas.
Benefícios: Diminui o risco de doenças degenerativas, previne o envelhecimento precoce e ajuda a manter os tecidos conjuntivos saudáveis.
Como servir: Sem a casca e sem o caroço.
Caqui
Embora seja uma fruta um pouco doce demais, possui substâncias que ajudam a baixar o triglicéride. Possui também manganês, potássio, e, na casca há agentes antitumorais. Rica em carotenoides, que fortalecem o sistema imunológico, diminuem o risco de doenças degenerativas e possuem alta ação antioxidante, combatendo o envelhecimento precoce.
Benefícios: Previne tumores, ajuda a baixar o triglicéride, fortalece o sistema imunológico e diminui o risco de doenças degenerativas.
Como servir: Pode ser servido com casca e em pouca quantidade.
Goiaba
Tanto a branca como a vermelha são ricas em licopeno, que protege os cães contra o câncer, além de reduzir o risco do animal sofrer com hipertensão arterial. Também possuem antioxidantes, devido à concentração de polifenóis.
Benefícios: Possui substâncias que protegem os cães contra o câncer e é uma forte aliada contra o envelhecimento precoce.
Como servir: Em pequena quantidade com ou sem casca.
Se o cão não tem gastrite, a laranja é uma ótima fruta para ser consumida. Possui vitaminas, principalmente a C, antioxidantes, substâncias antiinflamatórias, antialérgicas, anti-hipertensivas e mais de 100 elementos anticâncer. Além disso, também é rica em fibras.
Benefícios: Previne o envelhecimento precoce, anti-inflamatória e antialérgica. Além de ser uma forte aliada na prevenção de câncer.
Como servir: A laranja deve ser servida sem casca ou semente, mas com pele e bagaço.