5 regras simples para uma vida saudável

Você sabe quais são os cuidados básicos com um cão ou gato? Aqueles cuidados essenciais para garantir a saúde e o bem-estar dos nossos bichinhos de estimação? Pois aqui vão cinco regrinhas básicas, que são as chaves para uma vida saudável do seu pet. Veja:

1.  Check-ups anuais

Cães e gatos envelhecem muito mais rápido do que nós. Por isso, faltar ao compromisso anual com o veterinário equivale, comparando com nós humanos, a ficar mais de 5 anos sem ir ao médico. Checkups anuais também permitem que o seu veterinário detecte mais facilmente os problemas de saúde em seus estágios iniciais. Isso simplifica o tratamento da doença e poupa o seu dinheiro.

2. Estabelecer uma rotina de higiene

Não basta dar banho e manter seu animal com boa aparência. É preciso cuidar da higiene também para a manutenção da saúde física do seu pet. Escovação de pelo, limpeza de ouvido e corte de unhas são coisas importantes que você deve adicionar à rotina do seu animal. Mesmo os gatos, apesar de sua capacidade “auto-limpante”, de vez em quando vai precisar de ajuda na questão da higiene. Dúvidas? Consulte seu veterinário.

3. Boas práticas de higiene bucal

Doença bucal é um problema comum em nossos animais de estimação e pode levar a uma variedade de problemas de saúde. Estima-se que 80% dos cães e 70% dos gatos com idade de 3 anos sofrem de algum grau de doença periodontal, que é a inflamação de uma parte ou de toda a estrutura do dente. Isso pode levar à gengivite, mau hálito e uma série de outros problemas dentários. Você deve evitar esses problemas por meio da escovação dos dentes do seu animal de estimação, agendamento de exames dentários regulares e uma dieta correta.

4. Atividade física regular

Grandes ou pequenos, jovens ou velhos, nossos animais de estimação precisam de exercício diário. Sem atividade física, o seu cão ou gato vai tornar-se entediado, frustrado e até mesmo doente – levando a problemas como obesidade, doenças cardíacas e diabetes. Consulte um veterinário para elaborar a rotina mais segura para o seu amigo, especialmente no caso dos idosos ou com sobrepeso. A menos que um veterinário tenha dito o contrário, donos de animais não devem subestimar o poder dos passeios diários. Eles são muito importantes! Formas adicionais de atividade diária podem incluir natação, brincadeira de buscar ou perseguir o rato de brinquedo, além do exercício mental, como quebra-cabeças de alimentos.

5. Alimento de qualidade

O que você dá para alimentar o seu animal de estimação tem um enorme impacto sobre sua saúde. Escolha alimentos de qualidade e evite problemas com a obesidade – uma epidemia entre pets. Se você tem dúvidas sobre as quantidades ideais para o seu pet, consulte o veterinário. Ele também poderá ajudar na escolha de um alimento completo e equilibrado, que atenda às necessidades do seu pet, conforme o estágio de vida, condição de saúde, raça e porte dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *