CACHORROSAÚDE

Quer dar ossinho para seu cão? Leia este post antes

Quem tem cachorro em casa sabe o tanto de amor incondicional que temos por eles, tratando até mesmo como um membro da família, cheio de mimos, carinho e atenção. Mas com a intenção de agradar ao máximo, podemos acabar abusando dando alimentação errada ou usando produtos para distrair o cão, como por exemplo os ossos de resto de comida para nosso cachorro.

O perigo de se fazer o uso errado de alguns alimentos é que a estrutura biológica canina é diferente da dos humanos, o que torna alguns alimentos perigosos.

Esse pode ser o caso dos ossos de resto de comida. Embora seja muito comum dar osso para os cães, é importante lembrar que os animais domésticos podem se engasgar ou sofrer prejuízos em decorrência de pedaços de ossos que possivelmente venha a se alojar no sistema digestivo do cãozinho.

Por isso existem ossos para cachorro específicos para o dono dar, que não prejudicam os dentes e não fazem mal, além de fazer seu cachorro mais feliz. Por isso que quando se trata de alimentação do seu cachorro é necessário atenção e cuidado. Vamos ver alguns alimentos que você pode ou não dar para o seu cachorro. Certeza que irá te ajudará a dar com tranquilidade a melhor alimentação.

O que você não deve dar para o seu cachorro?

Alimentos que o seu cão deve ficar longe:

– Chocolate: desejada por muitos humanos, os chocolates não devem ser consumidos pelos cães. Isso porque eles possuem teobromina, que é estimulante e funciona de forma semelhante à cafeína. Isso é um veneno para os cães, pois pode afetar o coração, sistema nervoso central e rins do seu animal. Por isso, jamais alimente o seu animal com chocolate mesmo que ele faça aquela cara de dó quando vê você comendo.

– Cebola, alho, cebolinha: esses vegetais podem causar irritação gastrointestinal em seu animal. No caso das cebolas, elas não devem ser consumidas de nenhuma maneira, mesmo na forma desidratada, crua ou cozida.

– Álcool: alguns donos acabam não levando a sério a dão sim álcool para o seu animal. Mas se você gosta do seu animal e trata ele como se fosse realmente da família, jamais ofereça álcool, pois a sua digestão pode causar vômitos, diarreia, diminuição da coordenação, depressão do sistema nervoso central, dificuldade respiratória, tremores, acidez anormal do sangue e até mesmo levar a morte

– Massas: o consumo de massa não é recomendado porque podem gerar gases e dar problemas intestinais ao seu cão.

– Espiga de milho: o estômago do cão não digere bem o milho, causando vômitos, perda de apetite, falta de fezes ou mesmo diarreia.

– Açúcar: o açúcar já é um grande vilão para os humanos, e no caso dos animais não seria diferente. Ele causa obesidade e até diabetes, e por isso deve ser evitado na hora de alimentar o seu cão.

– Leite: o leite não é bem digerido pelo organismo dos cães, e diferentemente do que muita gente achar, ele não deve ser dado como alimento para o seu animal.

O que você pode dar o seu cachorro

Bem, mas o que os cães podem consumir com tranquilidade, além de rações de qualidade? Veja:

– Abóbora: rica em fibra e betacaroteno, a abóbora tem vitamina A e pode ser consumida cozida em pedaços.

– Batata-doce: também rico em fibra, em vitamina B6, vitamina C, betacaroteno e magnésio, a batata-doce traz diversos benefícios para a gengiva do seu cão

– Banana: Rica em vitamina B6, vitamina C, magnésio e potássio, baixa concentração de sódio, é uma fruta com pouca gordura, mas deve ser servida sem exageros.

– Maçãs: as maçãs podem ser servidas para o seu pet, pois tem vitamina A e C, mas tire as sementes na hora de oferecer ao seu cão.

– Cenoura: possui sais minerais e é rica em vitamina A e betacaroteno. Além disso, auxilia na limpeza dos dentes e são ótimas para as cadelas em fase gestacional.

Bem, com todas essas dicas do que o seu animal pode mastigar e comer, fica mais fácil cuidar dele da forma correta. Lembre-se da importância de se manter perto quando ele fizer o uso de ossos para cachorro ou até mesmo evitando de dar esse tipo de produto que não tem nenhum nutriente. Agindo dessa forma, seu pet será mais saúde e terá uma vida feliz e tranquila.

Post escrito por Gear Seo para o 6 Patas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *