CACHORRODESAPARECIDOSDICAS

O que fazer se seu cão desaparecer

sad-dog2Ter um cão desaparecido é a pior coisa que pode acontecer para quem tem um cachorro. Sabemos que existem um monte de finais felizes, mas nem todos são assim. Cães mais jovens e de maior porte podem percorrer vários quilômetros num só dia. Quando são encontrados, na maioria dos casos, os cães encontram-se num raio de 3 quilômetros. Isso acontece, porque eles vão explorando as redondezas em vez de seguir em linha reta. Os cães mais sociáveis tendem a procurar pessoas ou outros cães, preferindo explorar locais públicos como parques ou jardins, ao contrário dos mais tímidos, que preferem se esconder ou se refugiar debaixo de carros, na vegetação ou em locais abandonados.

O desaparecimento de um cão pode acontecer por vários motivos

  • Alguns abandonam a sua casa porque se sentem entediados ou sozinhos;
  • Cães não esterilizados, podem fugir devido aos seus instintos sexuais;
  • Curiosidade do mundo exterior
  • Algum susto, como fogos ou trovões;
  • Quando um cão passeia em um local diferente do que ele está habituado, ele pode se sentir desorientado e se perder;
  • Mudanças: É muito comum um cão sair a procura da sua casa antiga;
  • Descuidos, como deixar um portão aberto ou passear com o cão sem guia.

O que fazergerman_shepherd_dog_detective_by_peitao-d38rnqx

Procure nas proximidades do local onde o cão desapareceu. Pergunte para todas as pessoas que encontrar no caminho se alguém o viu. Por isso, leve fotos de vários ângulos do cão.

Enquanto procura o seu cão, vai o chamando pelo nome. Leve com você uma recompensa, um biscoito ou o brinquedo preferido podem ser uma boa.

Previna-se, tenha com você uma lanterna, caso você precise procurar em locais com pouca iluminação. E sempre leve coleira com guia.

Elabore um apelo com a fotografia e características do seu cão, não se esqueça de colocar todos os seus contatos. Envie esse anúncio por e-mail, e peça que seus amigos reencaminhem. Coloque no Facebook e marque o máximo de pessoas que puder, peça para compartilharem. Divulgue no Twitter, em páginas, sites e comunidades de proteção animal. Divulgue o desaparecimento em classificados de jornais. Imprima folhetos também e espalhe em locais públicos.

Volte ao local de desaparecimento várias vezes, essa pode ser a última referência do seu cão.

Coloque na porta da sua casa objetos e roupas que possam funcionar como chamariz, como roupas usadas ou os brinquedos do cão.

Vá pessoalmente aos canis municipais, abrigos e associações para verificar se o seu cão deu ou não entrada nestes locais.

Avise também as clínicas veterinárias sobre o desaparecimento.

Se você acha que seu cão foi roubado, faça um boletim de ocorrência.

Seja insistente, é importante que não desista.

Informações: Revista do cão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *