Quatro dicas de adestramento

Quando o cachorro está em seu ambiente natural ele se alia a uma matilha de cães. Nessa matilha o cão mais velho, ou maior, ou o mais forte será escolhido como líder. Todos os outros irão respeitar e obedecer a esse cachorro. Faz parte da essência deles. Quando o cachorro é doméstico ele precisa, e por isso, procura uma referência de um líder. Eles acreditam, e mais do que isso, enxergam você é como nessa figura. Nesse contexto, é de extrema importância que você assuma a liderança. O Cão Cidadão disponibilizou quatro dicas que deve ajudar na hora de impor as regras na hora do ensinar o cão.

Integre o adestramento no dia-dia

Integre os comandos no convívio com o seu cão e exercite-os ao longo do dia. Por isso, todas as vezes que você for dar carinho a ele, peça para ele sentar, deitar ou rolar. É errado reservar um tempo determinado para aplicar o adestramento. Assim o cão pode entender que ele deve apenas obedecer nessa hora pré-estabelecida.

Elogie seu cão

Quando você for premiar o seu cachorro, faça elogios a ele. É necessário que você pense no petisco como algo além do alimento. Com o tempo o cão começará a entender que quando ele fizer algo legal ele terá uma recompensa com um valor maior.

Mantenha recompensas em locais estratégicos

Coloque os petiscos e prêmios em vários locais diferentes em casa. Se por acaso, você deixar a recompensa em apenas um lugar específico, o cachorro pode responder bem nesse ambiente, mas pode ignorar os comandos no restante da casa.

Mostre que você é o líder

É fundamental que você ganhe respeito e confiança do seu cachorro. Os cães precisam de um líder e acredite, ele considera você um membro da matilha. Por isso, assuma e exerça a liderança.

Leia também:

Cinco dicas de adestramento 

Sete dicas básicas de adestramento

Dez dicas para educar um cão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *