Seu cão puxa muito na hora de passear?
Todo mundo conhece um amigo, parente ou conhecido que caminha com o seu cachorro lado a lado sem puxar a guia, com uma expertise para ser admirada!
Eu não sei o que vocês pensam, mas cá entre nós, secretamente tenho verdadeira inveja deles. Caminhar com um cachorro pode, muitas vezes, parecer cena de filme: puxa pro lado, pra trás, enrola nas árvores… e quando ele quer ser amigável com outro cachorro, é uma verdadeiro emaranhado nas guias.
Temos que admitir que a boa prática e habilidade de caminhar com o seu cão sem puxar a guia é importante. De acordo com a dog trainer e fundadora do Instinct Behavior & Training de Nova Yorque, Sarah Fraser, o cachorro que sabe caminhar com sem puxar a guia é aquele que presta atenção ao seu dono lhe facilitando o direcionamento.
Aqueles que puxam a guia de um lado ao outro, correm risco de acidentes e pode ser perigoso. Treinar o seu cão pa não puxar a guia, permite levá-lo a mais lugares ou a lugares mais longe que é bem mais agradável e confortável.
Nós preparamos uma surpresa para você e seu cão. Clique aqui e baixe este ebook com 10 Receitas Naturais para Alimentação Saudável do seu Cachorro.
6 Dicas para um melhor comportamento
Se o seu cão é grande ou pequeno, aqui estão seis maneiras de melhorar o comportamento do seu cão pa não puxar a guia:
Ajuste a sua atitude
Primeiro, pergunte-se: “O que eu gostaria que ele ou ela fizesse?” Ao invés de ensinar ao seu cachorro como “parar de puxar a guia”, pense em “como ter uma agradável caminhada ao lado do meu cachorro”.
Lembre-se: recompensa
Uma das maneiras mais fáceis e efetivas de como ensinar um cachorro a caminhar adequadamente sem puxar a guia é recompensá-lo por prestar atenção ao dono, e por estar na posição (próximo ou ao seu lado) durante o trajeto. “A medida que o cão aprende que caminhar ao seu lado é prazeroso e uma experiência recompensadora, gradativamente adequará seu comportamento”, recomenda Sarah.
No início, no intuito de chamar a atenção do cachorro, tente usar petiscos especiais como aqueles com sabor de carne ou galinha.
Brinque de siga-me
Segure a guia e dê vários passos para trás do seu cachorro. No momento que o seu cão se vire para segui-lo, diga “MUITO BEM!” e recompense-o com um petisco. Então, faça na outra direção. O exercício deve ser repetido 12 vezes até que o seu cachorro esteja pró ativamente lhe seguindo sem puxar a guia.
De acordo com Sarah, esse jogo ajuda ao cachorro ter foco e se movimentar junto com você.
Pratique caminhadas regularmente
Ao iniciar os seus passos, cada vez que o seu cachorro olhar ou andar próximo a você, diga MUITO BEM! e, imediatamente, reconheça oferecendo um petisco.
Recompensas frequentes
Elas ajudam, mais rapidamente, compreender qual o comportamento que você espera e facilita o processo de aprendizagem. “O truque é no inicio usar petiscos e recompensas muito especiais e manter uma taxa de reforço alta. No início, a cada 4 ou 5 passos por um “bom” comportamento sem puxar a guia. Ao longo do tempo, diminuir as recompensas durante o percurso”, recomenda Sarah.
Considere um auxilio adicional
Se o seu cão é um puxador teimoso, considere adquirir uma coleira com grampos para um maior controle durante as caminhadas. Se essa medida já foi adotada e seu cão mantém o mesmo comportamento, considere ajuda profissional de um dog trainer que trabalhe com reforço positivo.
Finalmente, lembre-se que a habilidade de caminhar adequadamente ao seu lado sem puxar a guia leva tempo e prática para ambos, você e o seu cachorro. Então, não deixe de celebrar cada melhoria e cada sucesso!