Como lidar com ingestão de produtos de limpeza

cachorro-produto-limpeza

Cães intoxicados por produtos de limpeza é muito comum. Isso acontece bastante, porque muitas vezes os cães possuem acesso fácil aos produtos. Não é raro que o animal durma na área de serviço ou que possua acesso livre onde os líquidos são armazenados ou utilizados. A forma de agir na hora em que o seu cachorro é envenenado por algum produto de limpeza é diferente no caso de outros venenos.

A Revista Meu Pet publicou um artigo explicando o que fazer caso o seu animal ingerir algum produto de limpeza. Preste bem atenção nas dicas, mas nunca se esqueça que o ideal é que você o leve a um veterinário com urgência. Apenas um profissional é capaz de saber o antídoto certo para cada caso.

O que fazer?

Nunca estimule o vômito do cão após a ingestão de um produto tóxico. Muitos deles, ao serem engolidos, são capazes de lesionar a parede do esôfago, por sua ação cáustica. Assim, se estimulado o vômito, esse produto lesionará novamente a mesma região. Nesse caso, uma lavagem gástrica feita no hospital por meio de sondas para aspirar a substância direto do estômago é mais seguro e eficiente.

Sempre separe o rótulo do produto ingerido é fundamental para que o veterinário possa identificar se existe um antídoto.

Nunca ofereça leite na tentativa de proteger o estômago. O carvão ativado (vendido em farmácias) auxilia na diminuição da absorção do produto pelo organismo até a chegada ao veterinário. Os passos seguintes para o socorro do animal devem ser feitos por um profissional, que realizará uma lavagem gástrica ou simplesmente induzirá o vômito caso o elemento ingerido não apresente riscos de irritação.

O tratamento é feito mediante a aplicação de antídoto, se existir, soro na veia controlado por bombas de infusão para auxiliar na metabolização e eliminação do produto absorvido, medicações protetoras do fígado e monitoração em terapia intensiva por pelo menos 24 horas.

Prevenir é melhor do que remediar

Manter os produtos em local alto ou fechado pode ser crucial na prevenção dos acidentes. Outra dica é lavar o chão com água corrente para evitar que o pet lamba os produtos quando ainda estiverem no ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *