Brasil tem 20 milhões de cães abandonados

photolibrary_rm_photo_of_abandoned_dog
O cachorro é o melhor amigo do homem, mas o homem é também o melhor amigo do cão?

A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existem 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães abandonados nas ruas.
Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro, destes, 10% estão abandonados. Só a prefeitura de São Paulo, estima que o número de cães e gatos abandonados na maior cidade do país varia de 300 mil a 1 milhão.

No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o número chega a 1/4 da população humana. Em Araçatuba são mais de 35 mil animais, destes, 2,6 mil estão abandonados. Marília conta com mais de 60 mil e a estimativa é que três mil cachorros vivam na rua. Presidente Prudente tem 52 mil animais, com 2,6 mil abandonados. Em São José do Rio Preto são 90 mil, por exemplo.abused-dog

Segundo a Sociedade Mundial para Proteção dos Animais, atualmente existem cerca de 500 milhões de cachorros abandonados no planeta Terra – algo como um para cada 14 pessoas. Cerca de 70% vão morrer sem cuidados e com doenças, como tumores, cinomose e raiva.

Em diversos lares transitórios, ONGs e Centro de Controle de Zoonoses de inúmeras cidades existem milhares de cães esperando lares. Os famosos vira-latas representam 75% dos cães dos abrigos.

O Brasil não tem leis efetivas para defender os animais principalmente de maus-tratos, o que já existem em outros países. A lei federal atualmente em vigor estabelece prisão de três meses a 1 ano para quem pratica atos de crueldade contra animais. Por ser considerado crime de baixo potencial ofensivo de acordo com a Lei 9099/98, o infrator paga sua pena com cestas básicas e é beneficiado com a suspensão condicional do processo.

Combater o problema é fundamental. Mais importante ainda é não deixar que ele aconteça. Por isso, castre o seu cão e não abandone um animal de jeito nenhum.

755721316_3e88009189Talvez o homem seja o único ser que invada o território do outro, o único que ocupa o topo da cadeia alimentar, o maior predador do planeta Terra, o único capaz de sorrir – mas também de matar até seu semelhante por prazer. O bicho homem também é capaz de agredir sem ser ameaçado, abandonar sem motivo, maltratar sem justificativa. Embora tenha a capacidade de raciocinar, às vezes não a usa.

Fonte: Band

Se você tem, não abandone. Se não tem, adote. Resgate uma vida. Desabandone um animal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *