13 curiosidades sobre os gatos
Os gatos possuem a fama de serem independentes, de que gostam de viver na rua e de preferência sozinhos. Esse conceito está mudando, mas apesar dos muitos anos de domesticação o gato é um animal que conserva muito do seu temperamento selvagem.
Os gatos já foram acusados de estar ligados à bruxaria e são fontes de superstição, assombro e – paradoxalmente – já foram considerados deuses e alvo de imensa admiração até hoje. Você sabia que os gatos já foram traficados de tão preciosos e desejados?
Você sabia que quem maltratasse um gato poderia ser condenado à morte? Você sabia que o gato foi símbolo da deusa da fertilidade?
Descubra mais 13 curiosidades que o Blog do Gato preparou sobre os felinos:
1 – Os gatos foram domesticados há mais de 9 mil anos. Eles eram usados em tempos antigos como auxiliares no controle da população de ratos.
2 – Os felinos são os animais de estimação preferidos em diversos países, como Estados Unidos e Reino Unido. Países como Suíça, Áustria e Turquia possuem três vezes mais gatos do que cães como animal de estimação.
3 – Os cães têm 42 dentes na fase adulta. Os gatos quando filhotes contam com 26 dentes e, adultos, chegam a 30 dentes. Se você convive com um gato, deve saber o quanto esses dentinhos podem ser afiados.
4 – Os gatos têm em seus olhos uma camada reflexiva que amplia a entrada de luz. Essa camada permite que os gatos enxerguem até seis vezes melhor que os humanos em condições de pouca luminosidade.
5 – Os felinos possuem uma audição extraordinária. Isso acontece porque eles têm 32 músculos na orelha – a do ser humano, por exemplo, tem apenas 12 músculos. Esses músculos dão às orelhas dos gatos uma perfeita mobilidade, permitindo localizar com precisão as presas em movimento ou o barulho da embalagem de ração. A audição dos gatos é capaz de alcançar frequências fora da faixa que os seres humanos conseguem ouvir.
6 – Por causa da textura áspera (que até parece uma lixa grossa) que os gatos têm na língua, eles se importam muito mais com a aparência e forma da comida do que com o paladar.
7 – Gatos podem retrair suas garras dianteiras. Isso ajuda a mantê-las afiadas e prontas para ser utilizadas quando necessário, em geral para escalar ou até mesmo se defender.
8 – Quando os bichanos se esfregam é uma forma de comunicação. Eles possuem glândulas odoríferas nas bochechas e nas patas. Quando se esfregam em você, eles transferem o seu cheiro. E não o contrário.
9 – Gatos são capazes de correr a velocidades de até 30 km/h.
10 – Os longos bigodes dos gatos são supersensíveis a toque. Os bigodes estão ligados a células nervosas e são usados para determinar o tamanho dos espaços por onde o animal passa.
11 – Gatos podem fazer bem à saúde. Apesar de muita gente apresentar alergia ao pelo de gatos, esses lindos animais também trazem benefícios. Segundo estudos, donos de gatos apresentam menos chance de apresentar doenças cardiovasculares. Outro fato curioso é que idosos que possuem gatos apresentam menos riscos de depressão e solidão.
12 – Outra coisa legal, e que poucas pessoas sabem, gatos também podem ser adestrados, assim como os cachorros. Eles costumam responder ao treinamento com reforço positivo, especialmente quando são utilizados petiscos e carinhos.
13 – Quando filhotes, esses pequenos felinos, precisam se socializar com as pessoas desde duas semanas de vida. Caso contrário, eles se tornam pouco sociáveis e possivelmente agressivos. Gatos com mais de quatro meses dificilmente irão aceitar a interatividade com o ser humano.