Vacine seu cão corretamente
A primeira coisa com que você deve se preocupar quando adota um cachorro, é com a vacinação dele. É bem provável que esse cãozinho nunca tenha sido imunizado. Quando se faz isso, ele fica protegido e prevenido de diversas doenças, que podem ser transmitidas aos homens e a outros animais. Por isso, é necessário colocar todas em dia, e corretamente. Só não esqueça que não deve vacinar filhotes com menos de 45 dias. O Mundo das Tribos disponibilizou a lista das principais.
Anti-rábica
Esta vacina é obrigatória por lei. Ela previne o animal do vírus infeccioso da raiva. O animal deve tomar a dose única da vacina.
Múltipla
As vacinas múltiplas (V8 ou V10) são essenciais para a saúde do seu cão. Ela protege seu animalzinho contra a Cinomose, Parvovirose, Leptospirose, Coronavírus, Influenza, Adenovírus e Hepatite. Para que a vacina faça efeito é necessário dar três doses, com intervalos de 21 dias entre elas. Repita o mesmo procedimento uma vez por ano.
Giárdia
A Giárdia é considerada uma zoonose. Por isso, é muito importante que seu cãozinho seja vacinado contra esta doença. A vacina completa é feita em duas doses, com intervalo de 30 dias. É necessária a reposição anual.
Traqueobronquite
Esta doença é causada por uma bactéria específica que ocasiona inflamação na traqueia, e brônquios. Ela é facilmente transmitida para outros animais que vivem com um infectado. Existem dois tipos desta vacina a injetável e a intranasal. No caso da injetável é necessária a reaplicação depois de 30 dias. Como todas as outras, é necessário repetir anualmente.
Leia também: Previna seu cachorro da cinomose