Por que os cães cavam
Nós já publicamos o porquê de os cachorros comerem grama. Mas existem muitos cachorros que apenas cavam o solo e não comem a grama. Os ancestrais dos cachorros já cavavam tocas para se proteger, abrigar os filhotes – principalmente em dias muito quentes ou muito frios. Ou seja, é um costume milenar, é um comportamento parecido com o de rodar em círculos antes de se deitar. O Almanaque Pet publicou os motivos que fazem os cachorros cavar. Confira quatro:
Cachorros cavam para ficar em um ambiente confortável
Os cães muitas vezes cavam em círculos com o objetivo de fazer uma cama confortável. Normalmente, os buracos são estrategicamente escolhidos e feitos – como em sombras ou debaixo de arbustos – para encontrar uma temperatura ideal. Nem muito frio, nem tão quente.
Cachorros cavam por diversão
Muitos cães simplesmente cavam por gostar. Os terriers, por exemplo, são mais propensos a cavar do que outras raças de cachorros. Mas qualquer cão pode desenvolver esse hábito. Eles cavam para se divertir e geralmente adotam uma postura lúdica. Por isso, às vezes parecem brincar com cães imaginários, alternando entre escavação e correrias pela casa. Se o caso do seu cachorro é cavar por entretenimento e brincadeira, é bem provável que você encontre diferentes buracos localizados aleatoriamente em volta da casa.
Cachorros cavam para enterrar itens que sejam valiosos para ele
Cães enterram comida, ossos, brinquedos e presas. Esse comportamento já foi a chave para a sobrevivência de seus ancestrais selvagens. Eles deixavam comidas escondidas e em segurança para garantir a fome que sentiriam mais tarde. Por isso, é comum que eles queiram enterrar, desenterrar e enterrar novamente em outro lugar. Na falta de terra, alguns cachorros também tentam “enterrar” coisas dentro de casa, no carpete ou entre almofadas, debaixo de camas, colchas ou pilhas de roupa.
Cachorros cavam para desentocar a caça
A maioria dos cães têm o desejo e habilidade para caçar presas pequenas, como insetos e roedores. O hábito é ainda mais frequente com aqueles cachorros de raças com aptidão para as atividades de caça. Se um cachorro encontrar um buraco que tenha outro ser vivo dentro, ele poderá cavar incansavelmente para tentar chegar até esse animal.