Como socorrer um cão atropelado

11297756_950511034991558_3789126_n

Você sabia que um atropelamento de um carro que esteja 60 km por hora em uma criança de 30 quilos é o suficiente para causar a morte na hora? Agora, pense como esse impacto pode ser ainda maior e fatal para um animal de pequeno porte como um gato ou cachorro. Você sabe o que fazer se você ver um bichinho sendo atropelado? O Bolsa de Mulher escreveu um post, que foi revisado por um veterinário da Agenda Pet, com informações o que fazer na hora de uma emergência dessas:

Verifique se o cão ainda está vivo

O impacto pode causar a morte instantânea do animal. Observe se o abdômen e costelas ainda mexem, indicando a respiração. Alguns animais podem desmaiar com a pancada, por isso, não entre em pânico e observe bem para ver se ele não está vivo. Mesmo que ele esteja inconsciente, remova-o de lá.

Remova o cão para fora da área de perigo

Carregue o animal sempre na posição horizontal, para evitar algum dano maior à coluna. Cachorros mais pesados ou de maior porte podem ser removidos com ajuda de uma maca. Você pode improvisar com uma utilizando uma tábua. Se possível, aqueça o animal atropelado.

Observe possíveis sangramentos

Veja se existe a presença de sangue na boca, olhos, nariz e a extensão dos machucados no corpo. Essas informações serão importantes para o veterinário. Sangramento na boca, por exemplo, pode indicar desde uma fratura dos dentes, como graves hemorragias internas. Em caso de fraturas nos membros, não tente colocar o osso no local por conta própria.

Primeiros socorros

Só realize procedimentos de primeiros socorros, como a massagem cardíaca e respiração “boca-focinho” se você tiver treinamento específico e tiver absoluta certeza do que está fazendo. Caso contrário, você pode levar uma mordida no rosto ou quebrar ou deslocar ossos frágeis durante a tentativa de reanimação.

Procure atendimento veterinário imediatamente 

Quanto antes o animal for atendido e estabilizado, maiores serão as chances de recuperação. Vale lembrar que é recomendável registrar um Boletim de Ocorrência na polícia nessas situações. Se o motorista fugir sem prestar socorro, lembre-se de anotar a placa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *